ESPECIAL | O GRANDE PROJECTO VENCEDOR DO PRÉMIO SIM - A CASA GIRASOL


Ao longo deste ano temos falado aos nossos leitores do Prémio SIM. Um projecto do Movimento SIM, da Samsung, que incentivou os Portugueses a mostrar o seu lado mais criativo e inovador.

Depois de ter dado a conhecer no fim-de-semana passado os criadores desta casa, vamos hoje apresentar aqui no … And This is Reality este projecto merecedor deste Prémio, escolhido entre inúmeras participações nas áreas da Arquitectura, Artes Performativas, Artes Visuais e Design, Marketing e Publicidade, Cinema, Televisão e Rádio, Moda, Música, Novas Tecnologias e Aplicações Digitais.


Seis meses depois do lançamento deste desafio, a 1ª Edição do Prémio SIM, a todos os Portugueses que vivem para a criatividade, conhecemos finalmente o projecto vencedor deste desafio – a Casa Girassol.

Da autoria de três jovens portugueses (Pedro Bandeira, Filipe Bandeira e Dulcineia Neves dos Santos), o projecto CASA GIRASSOL propõe o desenvolvimento de uma casa rotativa que, tal como o próprio nome indica, é capaz de rodar 360º.


Esta casa não só roda como, tal como o Girassol, fá-lo para seguir a sua principal energia: o sol. Graças aos painéis solares no seu telhado, a Casa Girassol gira procurando a posição mais favorável para captar o máximo de energia.

Juntamente com os painéis solares, um moinho eólico incorpora esta casa de modo a captar o máximo de energia possível, tornando assim a Casa Girassol uma casa 100% sustentável.


Os criadores desta casa caracterizam-na como “um projecto inovador que fomenta a captação e combinação de dois recursos energéticos naturais (sol e vento) com as mais recentes tecnologias informáticas oferecendo, do ponto de vista arquitectónico, uma linguagem tecnológica numa relação dinâmica com a paisagem”.

Nos aqui no … And This is Reality caracterizamo-la como uma união perfeita entre a arquitectura, o design e a consciência ambiental, e claro, como uma ideia com muita urgência em surgir, e que não podia ser uma melhor ideia nos tempos que correm.


É claro que por enquanto esta ideia ainda não passou do formato digital, pelo que não podemos apreciar na plenitude este projecto vencedor … mas isto só nos deixa ainda mais ansiosos para acompanhar o desenvolvimento da Casa Girassol.

O ilustre painel de Júri que elegeu este projecto como o vencedor do Prémio SIM contou com nomes como António Câmara (CEO Ydreams Portugal), Carlos Oliveira (presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing), Guta Moura Guedes (presidente da Experimenta Design); Francisco Maria Balsemão (presidente Associação Nacional de Jovens Empresários), Storytaillors (estilistas) e Woosoon Park (Presidente da Samsung Electrónica Portuguesa).


Agora esperamos ansiosamente a materialização deste projecto, e claro, a próxima edição do Prémio Samsung e as ideias que esta nos trará.

0 Reality Comments: