CASA DOS BICOS ... CONTEMPORÂNEA







Numa época contemporânea, as referências de arquitectura antiga são uma constante, quer de forma directa na sua concepção, quer na sua forma indirecta na sua percepção.

Este é um caso destes casos: a casa Klein Bottle.

Situada nos arredores da australiana cidade de Melbourn, esta casa unifamiliar, desenhada pelos arquitectos da firma McBride Charles Ryan, tem uma óbvia reminiscência com a famosa e monumental Casa dos Bicos lisboeta do século XVI.

No entanto, a forma como os bicos, triângulos, vértices e arestas são reinterpretadas para uma linguagem contemporânea, tornam esta casa bastante actual e nada mimética. Mais do que um exercício de base conceptual, o que nós propomos hoje aos nossos leitores é um exercício visual e de imaginação, para visualizarem as evidentes similitudes entre as duas obras arquitectónicas, mas ao mesmo tempo valorizarem as diferenças de abordagem, fruto de contextos temporais e culturais diferentes.

Uma excelente obra de arquitectura contemporânea a dar-nos conta da memória arquitectónica monumental e histórica portuguesa, que nos chega dos nossos antípodas nesta época natalícia!

0 Reality Comments: