WORLD ARCHITECTURE AWARD - O VENCEDOR







Numa selecção entre centenas de edifícios de todo o mundo, um pequeno centro de escritórios na muito cosmopolita cidade Barcelona levou o prémio principal e ganhou o World Architecture Award 2011.

O edifício merecedor desta grande honra foi o discreto mas muito vanguardista edifício Media-ICT, projectado pelos discretos e (até ao momento) pouco mediáticos Studio 9.

Estes arquitectos basearam o seu projecto numa ideia de que este faz parte de um sistema (a cidade), baseado em três ideias fundamentais: informação, comunicação e tecnologia. Estas três vertentes que geram e organizam a cidade e a arquitectura deste projecto, materializam-se em três ideias concretas: conhecimento, valor acrescentado e patentes.

Ora a forma como estes criativos passaram das ideias à prática reside, não só na sua forma arquitectónica, que funciona como um sistema formal complementar e ultra eco-correcto, mas também na organização funcional da própria obra. Nos pisos superiores estão os escritórios das grandes empresas, nos pisos intermédios estão situados um conjunto de pequenos escritórios, dedicados às jovens e criativas empresas, no primeiro piso está situado um auditório e um centro de formação onde se dão cursos, palestras e workshops à população, por forma a contribuir com conhecimento directamente para a cidade catalã.

Uma boa lógica arquitectónica, decorrente de uma excelente ideia conceptual ... merecedora de um prémio, sem qualquer dúvida!

0 Reality Comments: