VILA ROTONDA ... MODERNA!






A versão moderna da clássica e muito renascentista Vila Rotonda, desenhada pelo clássico arquitecto símbolo do renascimento florentino Andrea Palladio, foi agora repensada e redesenhada pelos arquitectos holandeses da firma Bedaux de Brouwer Architecten.

O resultado é uma casa bastante interessante e muito serena e com um equilíbrio formal digna da Vila Rotonda original.

Desenhada de forma sóbria, simples e sofisticada, esta moradia tem uma simplicidade e um minimalismo formal bastante forte. O pátio no seu interior recupera uma forma arquitectónica clássica (a mediterrânica Casa Pátio), mas para um contexto arquitectónico, cutural e formal bastante diferente e contemporâneo.

A elegância com que os vários volumes se articulam estende-se para os interiores e para a mestria como as proporções e as formas dos vários espaços se interligam e se articulam entre si.

Um muito bom projecto que revisita conceitos e inspirações clássicas e que marcaram o percurso da arquitectura ocidental!

2 Reality Comments:

Já conheces o projecto casas em movimento da equipa portuguesa portuense "cem+nem-"? Seria uma óptima casa para mostrar aqui! Além disso é um projecto Português :)

Confesso que não conheço Marisa ... mas se recebermos o projecto com material interessante (esse ou outro, claro) ... seguramente que publicaremos!

Damos, sempre que possível, relevo à arquitectura nacional ... ainda mais de jovens arquitectos, claro!

OBRIGADO pelo comentário, ficamos à espera de mais ... :)