UMA TORRE MUITO VERDE





O espaço verde no contexto urbano está a ter um revivalismo bastante grande, mas sob novas formas mais contemporâneas e mais de acordo com as novas urbes e as novas formas de habitar a cidade.

Uma excelente nova solução de introduzir um espaço verde na cidade é a sua integração em no construído. Muitas soluções já foram criadas, testadas e inclusive construídas, mas esta solução criada pelos arquitectos da firma Aedas é uma das mais interessantes que temos visto concretizadas e sem serem megalómanas. Estamos a referir-nos à torre de escritórios que projectaram e acabam de inaugurar na cidade chinesa de Knowloon.

Esta torre de escritórios, com o seu volume vertical de vidro, totalmente liso e verdadeiramente paralelipipédica, tem como verdadeira particularidade a sua base. Nos primeiros andares, foi construído um conjunto de infraestruturas comuns às várias empresas ali instaladas que têm como envolvente um jardim. Este verdadeiro jardim suspenso desenvolve-se numa rampa que interliga os vários níveis e que transforma uma estrutura verde construída num verdadeiro passeio ao ar livre, sem os limites de um espaço confinado como é o de um edifício de escritórios ... e ao mesmo tempo aproveitando o verdadeiro entorno verde.

Uma boa solução funcional, estética e arquitectónica, pois acrescenta um verdadeiro elemento de inovação e interesse arquitectónicos a uma simples torre de escritórios.

Esta é uma fórmula que resulta!

3 Reality Comments:

kowloon é um distrito de hong kong e não uam cidade!

Este comentário foi removido pelo autor.

Muito Obrigado Francisco pela Correcção!

Aqui fica publicada para todos saberem.