INDULGÊNCIAS ARQUITECTÓNICAS






Significado de Indulgência - s.f. Facilidade em perdoar os erros dos outros: mostrar indulgência. Clemência, tolerância. Indulto, perdão. Na Teologia Católica significa remissão de castigos temporais provocados por pecados cuja culpa já tenha sido perdoada. Certas formas de oração são o meio mais comum de se ganhar indulgências na igreja. Outros meios são o jejum, a doação de esmolas e, algumas vezes, a peregrinação.

Neste caso a nossa escolha recai sobre a palavra Tolerância, pois neste projecto de interiores a tolerância sobre qual será a função de um elemento arquitectónico tão estético e icónico como a porta.

Esta loja de roupa (da marca Indulgi ... coincidências felizes), desenhada pela irreverência criativa dos arquitectos da japonesa Nendo, faz uso de um elemento arquitectónico tão forte como uma porta clássica, para usos algo surpreendentes e bastante desafiadores da percepção espacial que cada um tem.

Mais do que um elemento de ligação entre espaços, estas portas tornam-se elementos organizadores de espaços e de pontos de vista, de perspectivas e de passagens internas a um mesmo espaço, assumem-se como objectos insólitos desprendendo-se de forma ambígua da sua valência arquitectónica de forma subliminar e muito elegante.

A tolerância conceptual deste projecto é um elemento bastante presente, dando lugar a um resultado final único e de grande qualidade! ... pelo que a nossa indulgência, é mais do que justificada!

0 Reality Comments: