UMA MORADIA SÓBRIA E COM MUITO CHARME






O Brasil é um grande país do ponto de vista territorial, económico cultural. Também na área arquitectónica os bons exemplos se multiplicam. Hoje trazemos aqui uma casa particular bastante especial e com muito charme.

Desenhada pelos arquitectos Johanna Anastasia Cardoso e Tomás Anastasia Rebelo Horta, esta casa tem algumas particularidades projectuais interessantes e que a tornam num projecto digno de nota.

O primeiro aspecto importante é a forma como os autores resolveram a exiguidade do lote onde se situa. Por forma a maximizar a espacialidade da casa, que devido à pouca área do seu terreno já não era suficiente para as ambições do cliente, todos os espaços se interligam entre si, reduzindo assim os espaços de circulação. Desta forma as áreas verdadeiramente úteis da casa são maximizadas ao seu nível mais alto.

Outro dos aspectos deste projecto é a forma como os espaços se interliga verticalmente e horizontalmente. Esta mecânica espacial contínua dá uma maior dimensão psicológica a cada sala sem que estas na realidade tenham essa dimensão apercebida.

A sobriedade, elegância e sofisticação com que a espacialidade foi pensada e tratada, reflecte-se também na escolha e combinação de materiais. O betão aparente utilizado pelos criativos nesta obra, em conjugação com as madeiras que povoam um pouco todo o interior, conferem a esta casa particular uma sobriedade de charme bastante própria e atractiva.

Uma boa obra que ... desta vez ... nos chega da capital do Estado Brasileiro de Minas Gerais, Belo Horizonte.

0 Reality Comments: