UMA CASA DE MEMÓRIAS






A memória e a sua tradução em termos arquitectónicos é o desafio que hoje trazemos aqui ao ... And This is Reality.

Relembrar uma personalidade do campo das artes (neste caso um jovem cantor) é um desafio para qualquer criativo, mas no campo de áreas menos usuais neste tipo de funções, como a arquitectura, esse desafio fica ainda mais difícil de conseguir um bom resultado. Mas no caso que aqui trazemos hoje, a Casa Memorial Todor Proeski', o resultado final está bem conseguido.

Da autoria dos arquitectos macedónios do atelier Syndicate Studio, esta casa reflecte uma postura vanguardista, acutilante e contemporânea, muito semelhante à postura do próprio do homenageado.

A arquitectura é fragmentada apesar de reflectir essa fragmentação em apenas um único edifício. O corpo central deste é todo transparente, deixando revelar o centro de toda a acção interna e a circulação e vivência dos visitantes no interior deste memorial. Outro dos aspectos importantes é que esta fragmentação e desconstrução formal recriam uma nova topografia "natural" para o território que ocupa, transformando assim o panorama envolvente ... muito como as canções do jovem cantor fizeram ao panorama musical macedónio.

É uma postura conceptial inspirada na personalidade do homenageado, que tem uma tradução física bastante clara e interessante do ponto de vista arquitectónico e de significado!

0 Reality Comments: