EXPERIMENTA DESIGN 2011 EM DIRECTO | DIA 05


22.30 Super Pecha Kucha Delux

Chegamos por fim ao último acontecimento desta semana inaugural da EXD’11. Em pleno Lounging Space encontramos o Super Pecha Kucha Delux.

“E o que merece este fantástico nome?” perguntam-se certamente alguns dos nossos leitores … bem … esta será a última conferência da Experimenta Design que reúne alguns dos nomes com que já nos cruzamos nestes dias, com outros novos para uma reflexão final sobre a EXD’11 e claro, a (in)utilidade.

A conversa vai se passar em pleno pátio do Antigo Tribunal da Boa Hora (sim ... uma última noite de Experimenta Design sob as estrelas!!). A plateia já está quase cheia por isso nós também vamos procurar um lugar para absorver ao máximo estes últimos momentos de EXD’11.

Para os nossos leitores fica a recomendação de não deixarem a oportunidade de visitar as várias exposições da EXD’11 passar ao lado, pois todas elas são impressionantes e têm um grande carimbo de “Recomendado” da parte do … And This is Reality.

E para quem está com pena desta cobertura online estar a acabar, quarta-feira voltamos em directo do ModaLisboa | Lisboa Fashion Week … por isso até já!


19.30

Chegamos ao segundo piso e o nosso destaque, neste último piso de instalações do EXD'11 Lounging Space, vai para a Retro Future.

Esta exposição (sim, tem mais dimensão e caracter de exposição do que de instalação informal) passa em revista um património gráfico e audiovisual que tem sido formado pela ModaLisboa.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, a ModaLisboa tem acumulado um conjunto de trabalhos de design gráfico e multimédia dignos de nota. Desde a primeira edição que a ModaLisboa trabalha com os melhores profissionais do mercado, criando e recriando imagens icónicas e interpretando e lançando tendências a nível nacional e internacional. É com este espólio de algumas das melhores peças de design gráfico que se têm produzido em Portugal nos últimos 20 anos que encerramos este passeio pelas instalações de Design que estão patentes no antigo Tribunal da Boa-Hora. A poucos dias do início do nosso ModaLisboa Transfusion em Directo ... este é um destaque lógico e merecido!

Já de seguida, por volta das 21.30 voltamos com as novidades da Pecha Kucha Special Night, que encerra os eventos oficiais desta semana inaugural da Experimenta Design 2011 e que encerra também esta nossa maratona em Directo.


18.00 Lounging Space - Processo 2010/11

Subindo um piso, por uma escadaria digna desse nome, chegamos ao pátio para onde confluem os vários espaços de instalações.

O nosso destaque neste piso vai para as três salas ocupadas com os trabalhos dos alunos finalistas do curso de Design da ESAD das Caldas da Raínha: a Processo 2010/11.

Esta exposição junta os trabalhos dos alunos finalistas desta escola de design nas vertentes de design de espaço, design gráfico e design de equipamento. Com a irreverência e a frescura de abordagem de estudantes bem preparados, estas instalações revelam um conjunto de propostas consistentes, algumas surpreendentes e outras verdadeiramente inovadoras. É uma das instalações mais consistentes de todo o complexo e que classificamos como um verdadeiro Must See!

Já a seguir ... subimos um piso e vamos até à instalação estrela deste Lounging Space EXD'11 ... venham connosco!


16.30 Lounging Space - Reflection

Tal como o prometido, até esta noite e ao encerramento deste nosso directo da Experimenta Design 2011 em Directo, vamos dar um passeio pelo Lounging Space da EXD'11 e por três das instalações que valem a pena visitar.

Logo no piso de entrada, na primeira sala a seguir à recepção, tem-se a primeira surpresa do espaço - a instalação Reflection. Feita com base em cerca de oito objectos de design Português, fabrico nacional e uma estética e sofisticação internacionais, estas duas salas marcam o tom do que se vai encontrar por todo o antigo Tribunal da Boa-Hora - muito design e propostas de reflexão interessantes e desafiadoras.

Esta é a nossa primeira proposta desta tarde em que vamos passeando por este que é um dos espaços mais cool do momento da cidade de Lisboa e que nós vamos, aqui em Directo e em Exclusivo trazer aos leitores do ... And This is Reality.

Já de seguida, e depois de explorarmos as restantes instalações do piso de entrada, vamos subir para o piso principal e trazer mais uma situação digna de atenção.

Então até cá ...


14.00 Open Talks - Ext-Muros

Estivemos verdadeiramente diante de um painel de luxo de prelectores que discutiram de forma bastante interessante e esclarecedora a problemática da industria do Design e o papel que o gosto tem neste desenvolvimento.

Ed Annik, Hans Maier-Aichen, Hilde Teerlinck, Karen Ryan, Martí Guixé e Zeger Reyes levantaram questões sobre o futuro do Design, o papel que o processo da globalização do gosto joga neste futuro. Chegaram-se a conclusões interessantes, nomeadamente que o gosto será o elemento diferenciador e que por mais uniformização que esteja a haver, sendo um elemento que depende do individuo, ele será sempre um elemento distintivo.

São conclusões interessantes que nos vão guiar esta tarde numa visita por várias das exposições que povoam este lindíssimo EXD'11 Loung. e No final do dia ... o último evento a encerrar este intensivo programa da Semana Inaugural ... uma noite de reflexão sobre Design - Pecha Kucha Special Edition!

Mas, já depois de uma pausa para um almoço com muito design aqui num dos npvíssimos e muito modernos cafés da zona da baixa (sim a Baixa está a encher-se de pequenos locais bastante agradáveis e cheios de Design), voltamos esta tarde com o destaque de três exposições/instalações que valem a pena visitar numa visita a este antigo Tribunal da Boa-Hora.

Até já ...


12.10 Open Talks – o início do Dia 5

Neste último dia de actividades da Semana Inaugural da EXD'11 o começo das actividades leva-nos de volta ao Tribunal da Boa-Hora e à última das Open Talks.

A sala está a encher e os convidados pronots para começar esta última conversa aberta a uma assitência curiosa e bem interessada neste tipo de formato de conferência diferente e bastante enriquecedor.

Vamos entrar na sala e escutar o que nos têm para dizer os prelectores de hoje.


É com grande pena nossa que vemos o último dia da semana de inauguração da EXD’11 chegar ao fim.

Esperamos que todos os leitores do … And This is Reality tenham seguido esta nossa cobertura on-line, e que tenha ajudado a decidir que exposições visitar durante os próximos dois meses em que bienal estará aberta ao público.

Ficamos apenas com mais uma Open Talk, e a lembrança que já a partir de quinta-feira começa a ModaLisboa | Lisboa Fashion Week TRANSFUSION, e claro, a cobertura em directo do … And This is Reality.

0 Reality Comments: