FREISPIEL - O REGRESSO ÀS AULAS EM GRANDE ESTILO







Neste período de início de aulas, trazemmos um exemplo de arquitectura escolar que nos chega da Áustria e que é bastante interessante: o Freispiel.

Este Jardim de Infância, desenhado pelos arquitectos do G.O.Y.A. (Group Of Young Architects), localizado na cidade de Guntramsdorf, tem como principal característica a sua organização espacial bastante integrativa e o seu diálogo com o entorno natural onde se situa.

Foi um dos aspectos determinantes para os arquitectos, o diálogo que não só a obra, mas também os seus pequenos ocupantes estabelecem (no pleno uso do edifício) com o jardim envolvente. Assim, não só a escolha de materiais reflecte esta preocupação ecológica e de contacto com a Natureza (a utilização da madeira à cor aparente é um excelente exemplo disso) como a presença constante de grandes janelas e portas permite um contacto visual constante com o exterior.

De iluminação cuidada, a luz natural é outro dos elementos sempre presentes ao longo de todos os espaços, conferindo a esta construção uma postura eco-correcta bastante evidente e ao mesmo tempo educativa.

Bons exemplos que nos chegam do centro da Europa e que têm como função criar um bom ambiente para este início de ano escolar a todos os alunos de todas as idades!

0 Reality Comments: