EXPEDIÇÃO AO CORAÇÃO AFRICANO | AS MALAS


E mais um fim-de-semana, mais preparativos para a nossa Expedição ao Coração Africano. Desta vez é a hora (se calhar até um pouco em cima da hora) de fazer as malas!

E como o Quénia não é um destino qualquer, a mala que vamos fazer também não o é. Isto porque num país onde estamos quase simultaneamente no Verão e no Inverno, onde o normal para nós é surreal e “em cada esquina” há um mosquito com uma doença diferente, fazer as malas é uma verdadeira ciência!


Mas comecemos pelo princípio: a roupa. Antes de escolher a roupa é obrigatório para qualquer viajante ir ver a meteorologia, e a próxima semana no Quénia irá trazer-nos uns calorosos 28 graus de máxima e uns (bem mais abaixo) 12/13 graus de mínima.

Ora uma amplitude destas implica também uma “amplitude de vestuário” uns belos casacos e camisolas (e até quem sabe um cachecol!) para os safaris ao nascer do sol onde apanharemos os tais “agradáveis” 13 graus, mas também um fato-de-banho para as tardes solarengas.


E é claro que a roupa num sítio destes não depende só da temperatura … se o nosso objectivo não é ser o prato principal de um bando de mosquitos (que felizmente não aparecem quando está sol) é bom que usemos umas calças compridas com uns sapatos fechados e umas camisolas que cubram a maior parte da pele.

E por falar em mosquitos, esta pequena praga também dá direito a alguma atenção na altura de fazer as malas. Isto porque graças a eles é indispensável levar uma embalagem de comprimidos para a malária e um frasco de repelente.


Continuando a nossa mala, vêm alguns bens tão essências como a roupa, como por exemplo uma lanterna. Sim, uma lanterna! É que num Lodge no meio da selva a electricidade é um luxo que não existe no meio da noite.

Se por acaso a meio da noite se quiser ir à casa de banho ou algo assim é bom que a lanterna esteja na mesa-de-cabeceira. E esta não serve só para apontar o caminho… é também para nos certificarmos que não vamos pisar algum bicho estranho assim que pomos os pés no chão, ou se por acaso cair alguma coisa para debaixo da cama “Nunca pôr lá a mão! Ver sempre antes com a lanterna.” Sabe-se lá o que pode estar por lá a habitar …


Como vamos para um safari, e está tudo nas vistas, é também essencial levar uns binóculos. Sejam grandes ou pequenos, comprados nos chineses ou da Samsung, o importante é ter um par e não ser a única pessoa que não consegue ver os elefantes lá do fundo!


A seguir, e porque apesar de andarmos sempre dum lado para o outro nesta expedição há muito tempo livre, é essencial levar um bom livro. Ora e não faria sentido para esta viagem levar outro livro senão o famoso e mítico "África Minha" de Karen Blixen.

E também para passar o tempo, há que levar o iPod carregado de músicas. Quem sabe até uma ou outra que vá condizer com a viagem como o “In the Jungle the Mighty Jungle” dos Beach Boys e claro, toda a banda sonora do Rei Leão!


Depois essencial em qualquer viagem, é o guia do destino. Nada melhor que um American Express (que além de levar para a viagem há que estudar uns dias antes) para compreender de toda outra forma, as coisas que vemos e ser a pessoa do grupo que sabe sempre os “fun facts” todos.

Mas mais importante nesta viagem do que noutra qualquer, é uma boa máquina fotográfica. Com tudo o que vamos ver, desde um aeroporto caótico à chegada até a manadas de elefante e ao mítico pôr-do-sol africano, não levar uma boa máquina era quase um crime.

Só falta embalar o computador para poder ir continuando a contar a nossa viagem, as dezenas de carregadores que qualquer viajante do século XXI precisa e claro, uns aplicadores para as tomadas (não se vá chegar lá e pensar e ficar a olhar para a tomada com 3 buracos).

Agora que as malas já estão feitas estamos prontos para seguir à aventura! Espero que todos os leitores nos sigam nesta Expedição ao Coração Africano que começa já na segunda-feira (com novidades publicadas apenas na 3ª feira, pois a viagem leva mais de 24.00h). Da próxima vez que escrever ... já será em Directo do Coração Africano!

0 Reality Comments: