UMA TORRE ENVOLVENTE




Hoje trazemos a notícia de um projecto de arquitectura que resulta do trabalho final de uma turma da Licenciatura em Arquitectura da Universidade de Lausanne: o Spiraling.

Esta estrutura de observação da paisagem, construída em pleno cenário natural dos Alpes Suíços, tem como particularidade mais visível a sua apropriação da informalidade das construções temporárias de abrigos de montanha, com uma linguagem formal contemporânea e bastante interpelativa da forma da construção em contexto natural.

Toda construída em madeira à cor e textura natural, esta forma arquitectónica tem a estrutura de uma concha de caracol, com uma rampa em espiral no centro, que eleva os seus utilizadores até ao miradouro do topo.

Entre uma abordagem artística e uma abordagem arquitectónica esta construção escultura, e experimentalista, feita por estudantes do segundo ano da licenciatura (que é um facto a ressaltar, pois a qualidade é surpreendente), revela fronteiras para a arquitectura efémera que podem e devem ser derrubadas.

Uma boa obra de arquitectura a surgir das futuras cabeças que vão construir parte do nosso mundo futuro!

0 Reality Comments: