RECE STREET PIER - O PARADIGMA DO VERÃO URBANO







Dedicar uma semana ao Verão implica, em termos de arquitectura, dedicar um artigo também aos espaços urbanos de eleição durante o período estival: os parques urbanos.

Hoje trazemos aqui o projecto de um novo parque urbano em Filadélfia, nos Estados Unidos da América: o Race Street Pier.

Desenhado pelo arquitecto James Corner, este antigo pontão do porto de Filadélfia está agora recuperado para um uso bem mais amigável e agradável do que o de um armazém portuário.

Pensado para ser um espaço urbano equilibrado entre a estadia, o passeio e o desporto, este pontão torna-se assim num parque bastante fora do comum, quer na sua forma, quer nas suas condicionantes físicas e conceptuais.

A linearidade do parque foi aproveitada para criar uma espécie de percursos mesmo propícios à prática desportiva, sendo no entanto possível alternativas. A pouca profundidade do terreno (uma vez que está sobre a água, e como tal se torna um constrangimento para as raízes das árvores) foi umtrapassada com recurso à criação de montes nas extensões relvadas e uma elevação artificial, mais alta, onde estão plantadas as árvores.

Bons truques, ao serviço de um excelente objectivo - mais um parque urbano com estilo e muita qualidade para a cidade de Filadélfia!

0 Reality Comments: