ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | SUBINDO A COSTA - DIA1


Com o sol de Agosto quase aí a espreitar, e a vontade de ir de férias a subir que nem o mercúrio nos termómetros, o …And This is Reality não podia deixar passar mais um fim-de-semana sem falar no destino na cabeça de todas as pessoas: a Praia!

Por isso dedicamos este e o próximo domingo a um especial “Subindo a Costa”, em que vamos mostrar algumas das melhores praias que a costa Portuguesa tem para oferecer, e talvez até inspirar alguns leitores ainda indecisos sobre o destino das suas férias!


Começamos numa praia a Algarvia, a cerca de 40km da fronteira Espanhola. Pode não ser fácil chegar lá, mas a beleza e tranquilidade desta praia compensa a viagem: é a Praia da Terra Estreita, em Santa Lúzia.


Depois de fazer a travessia de lancha (que demora cerca de 5 minutos) chega-se à praia da Terra Estreita, na ilha de Tavira. Esta praia prima pelo seu sossego e beleza natural, mas além disso, na época balnear, tem inúmeras actividades como massagens, ioga, cinema ao ar livre, concertos jazz, passeios de veleiro, workshops de sushi ou passeios ecológicos. Com tudo isto, uma ida à praia da Terra Estreita torna-se muito mais do que um mero dia a apanhar sol!


Andando mais uns quilómetros para oeste cruzamo-nos com a Praia da Xiringuito.
Também não é fácil chegar a esta, mas depois de vale a pena encontrar a calma
e beleza transmitida por esta praia perdida no meio das falésias da Galé, em Albufeira.

Nesta praia é de destacar o Bar do Xiringuito: um "sítio espiritual" ao som das ondas e ao sabor de mojitos feitos com o "coração". "É um sítio espiritual, único, com uma magia diferente, onde se fazem as coisas com muito carinho. O nosso mojito é o melhor, porque é feito com amor e carinho", diz Joy Jung, o criador deste bar.


Já no sudoeste Português, na belíssima costa Vicentina, encontra-se a praia de Vale Figueiras. Com um extenso areal e ainda pouco frequentada, esta praia situa-se a sul da vila de Aljezur, perto das Alfambras.


Pouco frequentada, água fria, areia limpa, piscinas naturais encastradas nas rochas que entram mar dentro, são algumas das características que tornam esta praia única e um paraíso para quem procura um dia calmo a apanhar sol na tranquilidade desta praia quase deserta.


Esta última praia entra na nossa lista, não só pela praia em si, mas pela beleza ímpar que a rodeia. É a praia da Ilha do Pessegueiro, a uns quilómetros a sul de Porto Côvo.

A praia da Ilha do Pessegueiro é um local privilegiado em termos paisagísticos e históricos. Foi utilizada ao longo da história como refúgio para os barcos que subiam a difícil costa alentejana, e a ilha, acessível por barco, contém vestígios arqueológicos da época romana. Na falésia junto da praia está erigido o Forte do Pessegueiro, construído no século XVII.


Além de toda a sua história, temos também os versos tão conhecidos de Rui Veloso, imortalizaram esta praia:
“Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo”


E ficam por aqui as praias deste primeiro Especial de Verão – Subindo a Costa. Para a semana mais praias e mais destinos para todos os nossos leitores que procuram um pedacinho de céu com areia ao longo da Costa Portuguesa!

1 Reality Comments:

Um ótimo trabalho que mostra o real de Portugal com a poesia SuFICIENTE,,,
PRABENS