CASA POSSANCO - UMA NOVA FORMA DA CASA PÁTIO







Nesta altura do ano, as casas de fim-de-semana adquirem uma visibilidade e uma importância bastante grande ... principalmente se estão perto da Praia.

Um excelente exemplo deste tipo de arquitectura contemporânea é a Casa Possanco, desenhada pelos prestigiados ARX Portugal, em colaboração com o arquitecto português Stefano Riva e aqui retractada com fotografias de Fernando Guerra (dos nossos muito favoritos FG+SG).

Esta casa repensa dois paradigmas das casa da zona da comporta: casa branca com telhados de uma água: e casa pátio (uma tipologia bastante mediterrânica).

Esta nova forma, contemporânea, que foi encontrada pelos arquitectos, reflecte uma postura criativa, exigente, em termos programáticos e comceptuais, e bastante apelativa. A forma da cobertura, mimetiza os telhados de uma água, mas, sendo toda revestida a reboco branco, assume-se como um elemento estético muito contemporâneo e novo.

O segundo elemento a destacar é as aberturas verticais dos vários pátios e a forma como estes vazios se tornam em formas determinantes na personalidade arquitectónica da casa.

É mais uma excelente obra de arquitectura portuguesa (e feita em Portugal) a dominar a atenção mediática do mundo da arquitectura contemporânea internacional!

0 Reality Comments: