BLOCO DE APARTAMENTOS ZIGEZAGUEANTE






Hoje, a poucas semanas de entrarmos no nosso período de férias (no mês de Agosto reduzimos o ritmo de publicações para uma por dia, em vez das quatro diárias), trazemos um projecto curioso e interessante: os apartamentos Tartu Redbase.

desenhados pelo arquitecto Thomas Pucher em parceria com a firma Bramberger Architects, este bloco de apartamentos situa-se na cidade estónia de Tartu, e tem na sua fachada a sua característica mais interessante - uma estrutura formal ziguezagueante.

Com uma linha de zigue-zague, que vai organizando a fachada e servindo de estrutura a todas as varandas e aberturas, este bloco de apartamentes apresenta-se com uma forma que desafia o olhar humano para o efeito da gravidade e incorpora humor na sua forma final. Outro dos aspectos a ressaltar é a técnica que utilizaram para que o efeito de zigue-zag (característico da bi-dimensionalidade) se transforma num movimento formal tridimensional.

Com uma forma exterior marcante, a tranquilidade com que esta se materializa é grande. A utilização do branco, da madeira e do metal é feita de forma a que a preponderância seja da forma e não dos materiais.

Uma boa arquitectura doméstica - discreta, fresca e curiosa ...

0 Reality Comments: