SERPENTINE GALLERY 2011 - PETER ZUMTHOR REVELA A SUA NOVA OBRA






Uma das obras de arquitectura mais aguardada de todos Verões é o Serpentine Pavilion da londrina Serpentine Gallery, em pleno Hide Park.

Depois em anos anteriores, nomes como Frank Ghery, Toyo Ito, Rem Koolhas, SANAA, Jean Nouvel, Zaha Hadid, ou Siza Vieira e Souto Moura terem assinado este pavilhão temporário, este ano chegou a vez do consagrado arquitecto suíço Peter Zumthor.

De uma forma limpa, de um brutalismo minimal e sofisticado e de uma discrição contrastante com a luxúria da natureza envolvente, a obra de Peter Zumthor revela-se em mais um ponto de visita obrigatório no Verão londrino.

Um paralelipípedo negro com vários acessos a um corredor de circulação no perímetro exterior, são os únicos vestígios arquitectónicos que distinguem esta obra de uma simples caixa. No entanto, este pavilhão centra-se no seu interior e num jardim "secreto" e fantástico que concentra as atenções de toda a visita.

A simplicidade da estrutura e da forma arquitectónica, a utilização (quase integral) da cor negra para toda a arquitectura e a centralização do foco das atenções num elemento natural transforma este pavilhão num local trendy.

Um absoluto Must Go desta estação!

0 Reality Comments: