REALITY PROFILE | PEDRO GÂNDARA


Com o Movimento SIM da Samsung a ganhar cada vez mais força, conforme o prometido ontem, hoje trazemos aos seus leitores mais um Reality Profile. Desta vez é com um dos homens por detrás deste projecto: Pedro Gândara, Corporate Marketing Manager da Samsung.

Português, de 39 anos e o seu nome completo é Pedro Miguel Anim Gândara e é Corporate Marketing Manager da Samsung. Diz-nos que um dos seus hobbies preferidos é conhecer e experimentar o vinho e a comida Portuguesa. Gosta de estar por casa dos amigos, de ler ("cada vez mais on-line" acrescenta), de uma grande variedade de música e de ver os filmes quando são disponibilizados no VOD (video on demand das boxes dos operadores).

Divertido, irreverente, correcto q.b., com um sorriso aberto e sincero na totalidade ... Pedro Gândara respondeu a umas perguntas que lhe lançámos, e que hoje aqui deixamos, para conhecerem um pouco melhor um dos homens que mais estímulo está a dar à criatividade nacional.



Como foi o percurso para chegar à Direcção de Marketing da Samsung?
O caminho para chegar à Direção de Marketing Corporativo da Samsung foi feito na Electrónica de Consumo gerindo vários negócios, conhecendo várias realidades, entendo a evolução que o sector sofreu ao longo, e em especial nos últimos anos. Inicialmente dedicado à gestão de produtos, depois de negócio, e mais recentemente dedicado à comunicação e construção de marca.

Com uma marca tão inovadora, deve ser um grande desafio fazer campanhas de marketing de tão grande notoriedade Qual foi a mais desafiante até agora?
A campanha mais desafiante é normalmente a última, em especial quando se trata do Movimento SIM que tem objectivos ambiciosos de agregação dos Portugueses em torno da criatividade nacional e da sua exaltação.

Trabalhar neste mundo deve fazer duma pessoa um “tecnologie addicted”. Quais são os aparelhos que andam sempre consigo?
O Galaxy SII vai comigo literalmente para todo o lado. O trabalho, os amigos, as tendências, as notícias, tudo está à mão, sempre disponível.

A Samsung é uma das marcas de tecnologia que mais aposta na associação dos seus produtos ao LifeStyle dos utilizadores. Porquê esta linha de comunicação?
A Samsung procura enriquecer e inspirar a vida dos consumidores - é essa a nossa essência de marca - os nossos produtos deverão poder transformar positivamente a vida daqueles que nos preferem. Estamos por isso particularmente atentos ao design, usabilidade, conectividade e mobilidade que asseguramos através deles.

Falando do Movimento SIM… Como surgiu esta ideia?
A consumidor Samsung é dos primeiros a procurar e a experimentar a inovação, está ligado, navega nas redes sociais, dá a sua opinião e procura influênciar os seus amigos e seguidores. Um forum priveligiado para a disseminação de uma mensagem urbana, formadora de tendências e geradora de conteúdos como é aquela das indústrias criativas. O nosso empenho em enriquecer e inspirar a vida dos que nos preferem e o valor que as nossas soluções podem adicionar às experiências são a razão e a atilho que junta as industrias criativas, a Samsung e os nossos consumidores e nos levou a criar o Movimento SIM.

O Movimento SIM pretende estimular ideias e criatividade. Qual o papel que as indústrias criativas devem ter na sociedade? E na Samsung que papel desempenham?
É crescente o peso das industrias criativas na produção das sociedades desenvolvidas, o nosso actual Presidente da Républica vê nelas "uma nova oportunidade para o nosso país". A potenciação da criatividade individual, do talento diferenciador, através da tecnologia, conduz à inovação e à geração de impacto económico, que conduzem ao desenvolvimento das sociedades. A Samsung beneficia deste capital de conhecimento para continuar a oferecer ao mercado novas soluções que procuram transformar positivamente a vida dos nossos consumidores e que são podem ser elas próprias os veículos para a expressão da criatividade individual.

Com a criação do projecto SIM, a Samsung caminha para muito mais que uma marca vendedora de tecnologia. Que posicionamento é que a Samsung adquire com a iniciativa deste Movimento?
Nas várias acções que consubstânciam o Movimento SIM procuramos sempre que os nossos produtos ou a nossa tecnologia enriqueçam a experiência que é vivida. Foi assim nas Marchas Populares, onde pela primeira vez aqueles que estavam nas bancadas, poderam ter em directo a mesma experiência que aqueles que visionaram a actuação dos grupos junto do jurí. Foi assim no IndieLisboa onde via bluetooth ou através de um site mobile, foi possível aceder à programação do festival e aos traillers dos filmes concorrentes. Será assim também em Serralves em acção a apresentar. Como o sim a Samsung corporiza a sua essência de marca - enriquecer e inspirar a vida dos consumidores

Sendo director de Marketing da Samsung não poderá participar no concurso de ideias associado ao Movimento SIM. Mas se pudesse que ideia gostaria de apresentar?
Não posso de forma alguma influenciar o Prémio SIM.

O lema do Movimento SIM é “Se temos talento, temos alento”. É mesmo assim?
Se queremos vencer e criar valor na sociedade actual os dois têm de estar associados para que se passe da criatividade à inovação, para que a ideia ganhe forma. No SIM não priveligiamos apenas a ideias, mas os caminhos, as formas para a sua implementação sustentável e duradoura. O Prémio SIM é um reflexo da importância que queremos dar a apoiar aqueles que, tendo uma ideia, precisam da visibilidade que a Samsung pode dar e do valor monetário para arranque inicial do seu projecto de implementação. Por isso, estamos ansiosos para ver que ideias irão ser submetidas pelas mentes criativas portuguesas!

0 Reality Comments: