MUSEU GEIRA - UM NOVO LOCAL CULTURAL NA PENEDA GERÊS






Mais um museu é o que propomos hoje. Tal como tínhamos referido na 2ª feira, esta semana em que se celebra um feriado à 5ª feira (amanhã) e em que se prevêm mais um período de fim-de-semana alargado, trazemos um autêntico roteiro de novos museus a visitar.

O destaque de hoje vai para o Museu da Geira, em pleno Parque Natural da Peneda Grês em Portugal. Desenhado pelos arquitectos da Carvalho Araújo, este museu conta a história da construção e transportes da via romana, através de diversos objectos e elementos históricos da Geira.
O núcleo museológico da Geira, que tem 1400 metros quadrados, vai possuir, inclusivamente, uma mostra explicativa do funcionamento dos meios de transporte da época romana.

Com uma arquitectura monolítica, esta estrutura arquitectónica pauta-se por uma simplicidade formal e volumétrica, quer no seu exterior, quer no seu interior. Com um baixo impacto visual na envolvente, devido à sua implantação semi-enterrada no terreno acidentado, esta obra é discreta mas com personalidade e espacialidade vincada.

Se o monolitismo reina no exterior, o minimalismo é a nota dominante nos interiores. Quer salas de expoisções, quer ciber-café, quer anfiteatro, quer zonas de circulação, todas se pautam por uma simplicidade formal e espacial digna de nota.

Em plena zona de Parque Natural, agora há mais um marco humano de interesse que valoriza ainda mais a visita a esta pérola da geografia europeia!

0 Reality Comments: