UMA CASA BRASILEIRA EM CARAPICUIBA







Neste dia seguinte ao Dia Mundial da Arquitectura, trazemos uma excelente obra de arquitectura brasileira: a Casa Carapicuiba.

Desenhada pelos arquitectos brasileiros Ângelo Bucci e Álvaro Puntoni, esta casa reflecte sobre a típica casa de luxo brasileira. Cruzando chapa com natureza, grandes vãos com volumes cegos, volumes suspensos com zonas enterradas, esta casa é o resultado de uma complexa reflexão sobre o modelo de casa brasileiro da actualidade.

Entre o luxo e o brutalismo, esta casa desconstrói e reconstrói padrões de habitação que estamos habituados a reconhecer como brasileiros. As grandes casas com uma grande permeabilidade espacial entre interiores e exteriores, as casas de betão aparente e de chapa dos grandes centros urbanos, a fragmentação formal das favelas, a suspensão dos volumes das habitações construídas no meio das árvores da Selva Amazónica ... todos estes conceitos estão presentes nesta fantástica obra de arquitectura.

Bem do coração da meca de arquitectura do Brasil, chega-nos assim uma obra bem pensada e bem à medida do Dia Mundial da Arquitectura!

1 Reality Comments:

FICAMOS SEM PALAVRAS FACE A TANTA IMAGINAÇÃO E BELEZA.