NOVO MUSEU EDP - AMANDA LEVETE CRIA OBRA EMBLEMÁTICA PARA LISBOA






Foi apresentado no mês passado, mas só agora começam a surgir as imagens do espectacular projecto da nova ala do Museu da Electricidade/Fundação EDP.

Assinado pela arquitecta revelação da arquitectura britânica Amanda Levete, este novo edifício vai-se situar em Belém, mesmo ao lado do actual Museu da Electricidade.

Fluidez, abertura, modernidade contida mas assumida, descrição e personalidade são características desta proposta arquitectónica para a nova beira-tejo que está a surgir na emblemática zona da cidade de Lisboa. Com a forma de uma onda, a arquitecta propõe uma solução muito na linha da sua proposta vencedora para a extenção do prestigiado Victoria&Albert Museum de Londres (que já aqui mostrámos em Abril passado).

Formado por um conjunto de galerias e infra-estruturas subterrâneas, o edifício assume-se como um novo pólo cultural aberto e parte de uma rede urbana cujo valor patrimonial é inquestionável. Com 1.600 m2 e o maior pé-direito de todos os espaços museológicos de Lisboa, este novo centro cultural quer enquadrar-se no espaço envolvente, melhorando a circulação de pessoas naquela zona e requalificando esta parte da frende ribeirinha de Lisboa.

Com uma cobertura transitável, que cria uma nova morfologia de território para a zona e uma escadaria (que será feita até e um anfiteatro aberto para o Tejo (onde se situa a entrada principal desta nova ala do Museu), esta vai, sem qualquer dúvida ser uma das obras de arquitectura emblemáticas de uma Lisboa do Futuro.

2013 é o ano previsto para a inauguração ... e nunca mais chega!

0 Reality Comments: