MUSEU DE FOZ CÔA - UM MARCO DE BOA ARQUITECTURA






Depois de neste fim-de-semana se ter assinalado o Dia dos Museus (com exposições a serem inauguradas nos principais museus nacionais), hoje trazemos aqui um dos mais recentes e mais visitados museus nacionais: o Museu de Foz Côa.

Desenhado pela dupla de arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, esta obra arquitectónica, que tanta polémica alimentou nos idos anos da Sua construção, hoje é reconhecidamente uma obra de arquitectura de interesse acrescentado.

Com a pedra talhada como revestimento exterior e o betão aparente como matéria base do seu interior, esta obra (aqui fotografada por Nelson Garrido) cria uma dialéctica com a envolvente com uma inspiração brutalista e um sentimento minimal.

Tal como as rochas onde se encontram as gravuras, também este edifício aparece de forma inesperada na paisagem, enriquecendo-a cultural e esteticamente. O Museu de Foz Côa torna-se ele próprio em mais um elemento da presença humana enriquecedor da paisagem envolvente. Pólo cultural de salvaguarda de um património único a nível Europeu (se não Mundial), este museu torna-se assim numa rocha basilar deste vale classificado pela Unesco como Património Universal.

Há bons museus em Portugal!

0 Reality Comments: