MAS MUSEUM - O NOVO LOCAL ARTY DE ANTUÉRPIA







É o primeiro museu a abrir de novo em Antuérpia em um século: o MAS.

Com arquitectura assinada pelos prestigiados e alternativos Neutelings, este novo MAS junta na sua colecção três colecções que se encontravam espalhadas por vários locais. Com obras de arte de Etnografia, Marítima e Moderna a arquitectura do edifício reflecte e unifica esta diversidade e polivalência.

Com uma forma de torre fragmentada (muito dentro da nova corrente de museologia contemporânea dos museus torre) os arquitectos holandeses priveligiaram a convivência de texturas, materialidades e cenografias expositivas muito complementares e contrastantes.

A base contemporânea é um dos elementos edificadores, bem como a fragmentação e a materialidade cromática e formal das superfícies. Mosaicos de barro artesanais e vidros ondulados são os elementos dissonantes das fachadas, mas nos interiores a irreverência e o desafio estético continua com paredes de grades metálicas brancas ou formas de betão branco aparente ou o restaurante todo feito em madeira clara e usada de forma ultra geométrica.

O ambiente é sofisticado, o resultado impressionante para um programa há muito esperado: o primeiro museu a inaugurar na capital flamenca em um século - o MAS!

0 Reality Comments: