DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA - UMA ARQUITECTURA QUALIFICADA








Hoje celebra-se o Dia Mundial da Arquitectura e para comemorar este dia trazemos aqui uma obra de arquitectura que cruza qualidade com qualificação: a Escola Secundária D. Manuel I em Beja.

Desenhada pelos arquitectos da BFJ Arquitectos, esta escola dá à capital do Baixo Alentejo, em Portugal, uma nova estrutura arquitectónica contemporânea digna de um olhar mais atento.

De uma localização tão sossegada e arredada da ribalta arquitectónica nacional, este exemplo do famoso e polémico projecto do governo de remodelação do parque escolar, prima pela simplicidade e pela honestidade das soluções espaciais.

Políticas à parte, esta nova escola de Beja tem como principal virtude arquitectónica a o controlo da luz nos interiores e o papel que esta assume na percepção da forma arquitectónica.

Suave, difusa, bem trabalhada e simples, a Luz natural banha os interiores desta escola alentejana atenuando a forte luz da região e criando na escola uma espécie de refúgio arquitectónico perante a imensidão lumínica que caracteriza os exteriores desta zona de Portugal.

Gostamos da Obra. Gostamos de ser uma escola a comemorar esta data. Gostamos de ter uma obra portuguesa e fotografada pelos nossos favoritos FG+SG neste Dia Mundial da Arquitectura!

0 Reality Comments: