ARQUITECTURA SAGRADA






Uma intervenção arquitectónica contemporânea numa igreja antiga é sempre algo difícil e delicado, mas esta obra da autoria do arquitecto francês Mathieu Lehanneur é um bom exemplo disso: o novo altar da Igreja de São Hilário.

Situada na povoação francesa de Melle, este novo altar parte de uma premissa bem interessante: a igreja de arquitectura românica já tem uma espacialidade forte, não sendo, no entanto, muito decorada, pelo que qualquer intervenção deveria passar por uma intervenção que também assentasse numa intervenção espacial discreta e sem grande decorativismo.

Foi com esta base que foi criado este novo centro de culto em mármore branco. Como que se de uma nova topografia se tratasse, este altar mor absorve de forma discreta e muito serena uma mesa, um púlpito, escadas de acesso e (a intervenção mais especial) uma pia baptismal no chão.

A descrição, elegância e simplicidade combinam com a arquitectura românica da igreja. A modernidade, sobriedade e futurismo da obra qualificam esta intervenção arquitectónica!

0 Reality Comments: