ARENAS DE BARCELONA






A antiga praça de touros da capital catalã, vê agora a luz do dia renovada e cheia de estilo. Agora é a Arenas de Barcelona.

Este projecto assinado pela firma de arquitectura Rogers Stirk Harbour + Partners transformou o mítico edifício num espaço de centro comercial e de escritórios.

Com a consevação da fachada original, este edifício ganhou uma cobertura em cúpula cuja dimensão (76 metros) e forma pouco acentuada e discreta a tornam num elemento essencial para o novo estilo exterior do edifício. Abraçando a fachada original, esta cúpula encima e encerra uma herança arquitectónica rica e curiosa, mezclando estilos e arrojando estéticas passadas, tornando-as mais actuais e actuantes no tecido urbano.

Adaptando-se a outro tipo de tempos, a antiga arena de Barcelona ganha assim um estatuto de centro de serviços e de lazer incontronável na nova cidade. Um ginásio, um centro comercial e um conjunto de salas de cinema, tornam-se assim nas novas atracções da praça de touros contemporânea.

Outra alteração inteligente foi a supressão do plinto onde se elevava a praça antiga, abrindo espaço por baixo da fachada (que agora está suportada por um sistema de colunas contemporâneas e de força estética e estrutural inquestionável) para um sistema de entradas mais de acordo com a circulação pedonal deste novo tipo de equipamento.

Uma herança arquitectónica recuperada e actualizada ... que assim não perde o seu papel e importância na sociedade contemporânea.

0 Reality Comments: