NOVO VICTORIA & ALBERT







Depois de no passado mês de Março termos trazido aqui os projectos a concurso para a ampliação do prestigiado Victoria & Albert Museum de Londres, hoje trazemos o projecto vencedor em mais profundidade.

Na semana passada, o júri deste concurso internacional de arquitectura decidiu que o projecto vencedor era o assinado pela londrina Amanda Levete.

Contra nomes tão fortes como os noruegueses Snøhetta, esta proposta venceu pela sua afirmação arquitectónica forte, mas contudo respeitadora do vitoriano edifício do Museu.

Outra das características que o Júri salientou desta proposta vencedora, foi a excelente forma de articulação entre os diversos espaços: fronteira Exhibition Road; o antigo edifício do Museu e a nova zona de exposições temporárias subterrâneas. Este projecto, que baseia a sua arquitectura na desconstrução do plano de pavimento, para criar acontecimentos arquitectónicos, que permitam entradas de pessoas e sistemas de iluminação para as zonas subterrâneas, tem na sua génese uma fortíssima componente de compreensão intuitiva de como os visitantes se vão apropriar do futuro espaço do pátio do Victoria & Albert.

Uma arquitectura afirmativa, discreta e intuitiva a

0 Reality Comments: