MINAS NÃO ABANDONADAS






Na belga cidade de Winterslag, as antigas minas de Carvão foram recuperadas para um novo complexo cultural da cidade: o C Mine.

Com a assinatura do atelier de arquitectura de Bruxelas 51N4E, este antigo complexo mineiro da região Flamenga transformou-se num novo centro de cultura contemporânea multidisciplinar.

As respostas arquitectónicas distintas que os criativos encontraram para lidar com a dimensão e a escala do complexo são pontos chave desta intervenção arquitectónica num complexo urbano essencial da herança cultural da cidade. As soluções encontradas para o reaproveitamento dos antigos edifícios para os novos usos, a forma directa e honesta como a nova arquitectura se funde com as antigas construções de arquitectura industrial e a simplicidade conceptual e constructiva das soluções encontradas são elementos que destacamos nesta obra.

Com a extensão dos vários edifícios pré-existentes, os arquitectos conseguiram criar um super foyer onde surgem espaços de exposiçõez temporárias, escritórios da administração, um café, um restaurante e salas de reuniões, bem como todo o sistema de entradas dos dois auditórios. Estes espaços dedicados aos espectáculos foram concebidos (bem dentro da tradição mineira) como máquinas que funcionam mecanicamente por forma a garantir um bom desempenho dos artistas.

Soluções bem conseguidas que tornam este complexo digno de uma nota bastante positiva e de uma visita demorada e atenta!