IGREJA DA SRª DA BOA HORA - A SUPREMACIA DO VAZIO






Situada em pleno bairro da Boa Hora, no Estoril (nos arredores de Lisboa), a Igreja da Sr.ª da Boa Hora traz-nos uma visão da arquitectura de forma integradora e completa.

Da autoria da arquitecta Filipa Roseta e do arquitecto Francisco Vaz Monteiro, esta obra foi concebida como o elemento regenerador principal do antigo bairro degradado "Bairro do Fim do Mundo". Sendo uma das zonas mais problemáticas dos arredores de Lisboa, esta zona urbana carecia de estrutura e identidade urbana.

O projecto da Igreja da Srª da Boa Hora concentra a sua concepção arquitectónica em duas ideias chave: criar um símbolo urbano de identidade e identificação colectiva; e criar uma infra-estrutura inclusiva e de qualidade.

Com a Igreja como elemento cental e uma forma centralizada e moderna, há outro elemento nesta obra que salta para a ribalta: a torre e o pátio do centro social e paroquial. A torre torna-se num símbolo urbano marcando uma centralidade e o pátio e a igreja são dois espaços pensados na mística e no papel do vazio.

Uma obra de arquitectura boa com uma ideia abstracta bem concretizada. A Supremacia do Vazio!

0 Reality Comments: