CASA NA AREIA - O VIRTUOSISMO DOS AIRES MATEUS






Não sei se são saudades do tempo de praia, do calor ou se já é mesmo estar farto do Inverno, mas hoje o projecto de arquitectura inspira bastante os Sol e o Calor que parece ter chegado a Portugal. É um projecto bastante discreto e virtuoso: a Casa na Areia.

Os prestigiados arquitectos portugueses Aires Mateus assinam este pequeno e meticuloso projecto de recuperação de cabanas de madeira, situados na exclusiva e sofisticada zona da Comporta.

Com o objectivo de recuperar um conjunto de cabanas de madeira tradicionais que se situa à beira da Praia da Comporta, este projecto recorre ao mais cuidado trabalho de arquitectura manual que se pode aspirar nos tempos contemporâneos.

Sem descurar o aspecto moderno, Manuel Mateus criou um sistema espacial de cabanas que repartem entre si as funções de uma casa. Com as áreas comuns e funcionais repartidas pelas duas cabanas já existentes, foi necessário acrescentar mais duas para os quartos de dormir.

A filosofia da recuperação do existente pelos métodos tradicionais e pela continuação de uma lógica de dispersão de funções por cada cabana, torna esta obra além de prodigiosa, verdadeiramente única.

Com a chegada destes primeiros dias de Sol e de Calor ... este é mesmo o projecto ideal!

1 Reality Comments:

O quarto com areia no chão é completamente divinal! Tive um orgasmo arquitectónico.