CASA JAPONESA COM CERTEZA ...






Há culturas que são visual e iconograficamente tão fortes, que não deixam margem para dúvidas logo à primeira observação das suas obras de arte (quer sejam antigas ou modernas). Este é o caso da Cultura Japonesa.

Pela sua serenidade, pela sua simplicidade e pela sua sofisticação, esta casa desenhada pelo arquitecto Koji Tsutsui, situada no meio da floresta de Karuizawa (a pouco mais de 150 km a noroeste de Tóquio), é um bom exemplo de como esta herança cultural é identificada logo ao primeiro olhar.

Simbolicamente desenhada para reflectir a falta de espaço com que os cenários urbanos japoneses se debatem (que, obviamente, aqui não é o caso), esta residência está dividida em cinco volumes, todos eles mimetizando pequenas casas com cobertura de uma água e meticulosamente coordenados entre si.

A simplicidade do conceito é acompanhada pela simplicidade dos materiais, que conferem um aspecto bastante simples e minimal à construção. Um volume que podería ser encarado como um peso visual grande num contexto tão Natural, acaba por se destacar mas em diálogo simpático e enriquecedor.

Uma obra de arte sem dúvidas da sua origem e qualidade!

1 Reality Comments:

lindíssima. a sofisticação tranquila do povo Japonês raramente deixa margem para dúvidas