REALITY PROFILE | EDUARDA ABBONDANZA


Nesta semana em que a ModaLisboa|Lisboa Fashion Week vai marcar o ritmo e o estilo do ... And This is Reality e de Portugal, voltamos com o Reality Profile e com uma mulher muito especial: Eduarda Abbondanza.

Em 2011 Eduarda Abbondanza celebra os 20 Anos do seu maior legado ao país - o maior evento de moda nacional. Depois de viver em Milão, Eduarda volta a Lisboa e inicia um percurso no mundo da moda que a leva a criar a sua marca em parceria com Mário Matos Ribeiro. Dessa parceria sai uma das marcas que mais marcou os anos oitenta em Portugal e um projecto que estruturou e revolucionou o mundo da moda em Portugal e é pioneiro a nível internacional - a ModaLisboa.

Numa altura em que tudo se passava à volta de Paris, Nova Iorque, Londres e Milão, Lisboa sonhou e concretizou a primeira fashion week fora destes centros mundiais. Hoje em dia, mais de oitenta fashion weeks mundiais marcam o ritmo do estilo mundial ... mas Eduarda Abbondanza (e Portugal, também) esteve na origem deste movimento mundial e ainda hoje é a directora desta que é a Fashion Week Independente mais antiga - a ModaLisboa|Lisboa Fashion Week.


Desde quando nasceu o seu interesse pela moda?
Não houve exactamente um momento. Desde muito nova que sempre me relaccionei com o vestuário de uma forma muito própria. Depois por ter vivido em Milão essa paixão foi amadurecendo.

O que é a Moda?
Para mim é uma paixão. É a minha vida!

Preocupa-se em andar na Moda no seu dia-a-dia?
Sou uma apaixonada pela moda e isso acaba por reflectir-se inevitavelmente no que uso no dia-a-dia.

Começou por ser criadora ... o que a levou a deixar essa vertente para trás para abraçar o projecto da ModaLisboa?
Abraçar o projecto ModaLisboa e ter marca própria não foi nunca uma incompatibilidade. A marca Abbondanza|Matos Ribeiro, do meu ponto de vista, parou "em alta". Essa paragem foi na altura para nós temporária porque procurávamos financiamento para a internacionalizar.

Se pensarmos que estávamos em 1996 e que só agora, em 2011, é que há financiamento para a internacionalização da moda nacional ...

Sempre encarei o acto de criar como uma área profissional multi-disciplinar. Assim, apesar de actualmente já não ter a minha marca activa, sou uma designer de moda, mas dedicada a outra área da criação. Encaro a organização deste evento como um acto criativo numa das vertentes do meu lado criativo enquanto designer. O projecto ModaLisboa acenta, na sua génese, nas metodologias criativas inerentes à disciplina do Design.

É verdade que a marca Abbondanza|Matos Ribeiro já não se encontra no mercado, mas com a dimensão que a ModaLisboa atingiu essa troca acabou por acontecer.

Mas não é dito que não retome essa vertente do Design de Moda ...

A Eduarda é a grande mentora da ModaLisboa. Lembra-se de quando idealizou este projecto pela primeira vez?
Este projecto foi pensado em co-autoria. Actualmente sou eu que o dirijo.

É um trabalho de constante reinvenção e que parte de uma equipa diversa e multi-disciplinar!

Todas as edições repensamos, discutimos e recriamos um conceito de fashion week portuguesa. A ModaLisboa é trabalhada como uma marca, que pela própria dinâmico do mundo da moda em si, se reinventa a cada edição.

De seis em seis meses estamos a idealizar uma edição nova.

Sente-se a Guardiã da moda Portuguesa?
Guardiã é uma palavra forte e complexa ... sou uma pessoa que dirige uma equipa que luta pela divulgação e pelo desenvolvimento da moda Portuguesa. Sendo Portugal um país de dimensão reduzida, principalmente em relação aos gigantes da moda (como Paris, Nova Iorque ou Milão), mas com uma tradição de indústria têxtil de qualidade reconhecida internacionalmente, é preciso alguém que afirme e demonstre que aqui há talento nesta área. E eu sou a pessoa que, com a equipa da ModaLisboa, dá esse testemunho ao resto do mundo.

Muito por “culpa” da ModaLisboa, os criadores portugueses e as suas colecções começam a surgir nas mais prestigiadas revistas de Moda do Mundo. Este feito deixa-a orgulhosa?
Claro que sim!

Portugal tem designers incríveis e que merecem ser reconhecidos pelo mundo fora, e se uma parte dessa divulgação acontece a partir do ModaLisboa, então claro que fico orgulhosa por saber que isso aconteceu com o nosso apoio.

Quando começámos éramos muito menos conhecidos, pouco divulgados e éramos também bastante poucos. Actualmente o mercado da moda portuguesa expandiu-se interna e externamente, também com uma grande ajuda nossa ... e isso é um orgulho para nós!

Este ano a ModaLisboa comemora 20 anos. Que balanço pode fazer?
É uma data que assinala um percurso cheio de aventuras, peripécias e muitos sucessos, mas essencialmente é um ponto de viragem entre um passado bem sucedido e um futuro ainda incerto mas que se quer ainda mais ambicioso.

Desde o novo evento que lançámos no ano passado – o Estoril FashionArt Festival – até outros projectos que contamos revelar em breve, os desafios que temos para o Futuro são muitos. O que mais importa, neste momento, é pensar o Futuro e continuar a trilhar um bom caminho para a Moda Nacional.

Daqui a 20 anos gostava de ver ... a ModaLisboa a festejar 40 anos com o dobro do sucesso alcançado até aqui ... e eu numa ilha paradisíaca!

Descreva o sucesso da ModaLisboa em 3 palavras ... Trabalho, Organização, Criatividade, Inovação e Irreverência.

0 Reality Comments: