PRITZKER PRIZE 2011 - EDUARDO SOUTO MOURA


Foi anunciado esta semana (enquanto estávamos com o nosso especial "À Conquista de Paris") o vencedor de 2011 do maior prémio da arquitectura mundial - O Pritzker Prize 2011 foi atribuído a Eduardo Souto Moura.

O já bastante conhecido arquitecto português chega agora ao muito restricto clube de nomes dos maiores arquitectos mundiais. Com uma obra extensa e diversificada, Eduardo Souto Moura ganha aos seus 58 anos o maior prémio da Sua carreira.

Mestre em subtilezas formais e de materiais, a sua arquitectura destaca-se pela contemporaneidade discreta mas espectacular. O estádio de Braga, a Casa de Histórias Paula Rego, a Casa Manuel de Oliveira ou as estações do Metro do Porto são apenas algumas das suas mais renomadas obras.

Com uma carreira bem estruturada, Eduardo Souto Moura torna-se assim no segundo Português a ganhar os Oscars da Arquitectura (Siza Vieira venceu 1992). Junta-se assim a um grupo de 30 vultos incontornáveis da cultura arquitectónica mundial ... e merecidamente!

É um orgulho para Portugal este prémio, pelo que, este fim-de-semana, vamos preparar um especial de arquitectura que vamos revisitar os pontos altos da vasta carreira de Eduardo Souto Moura.

Obrigado Eduardo Souto Moura pela obra, que nos tem permitido viver muito melhor!

Parabéns Eduardo Souto Moura por esta homenagem bem merecida!

0 Reality Comments: