A TRADIÇÃO DO BACALHAU NO NATAL


São poucos os portugueses que esta noite não têm o tradicional bacalhau à mesa. Mas será que todos sabem de onde vem esta tradição? Nem de propósito, hoje trazemos aqui esta história natalicia ...

Na Idade Média, a igreja católica mantinha um rigoroso calendário onde incentivava os cristãos a respeitar os dias de jejum e a excluírem da sua dieta alimentar as carnes consideradas “quentes”. O bacalhau era uma comida fria e por isso o seu consumo começou a ser incentivado pelos comerciantes para esses dias de jejum. Foi então que o bacalhau passou a ter forte identificação com a religiosidade e a própria cultura do povo português.


O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau persiste nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemora o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.

Mas vamos saber um pouco mais da história deste alimento milenar ... O nome "Bacalhau", de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latim "Baccalaureu". Os vikings são considerados os pioneiros na descoberta desta espécie que abundava nos mares que navegavam, sendo que os primeiros registos de fábricas de processamento do bacalhau tiveram lugar na Islândia e Noruega no século IX. Como não tinham sal, secavam o peixe ao ar livre até que ficasse duro e consumiam-nos nas longas viagens pelos oceanos.


A forma do bacalhau como hoje o conhecemos, curado ao sal e seco, deve-se aos bascos, onde já no ano 1.000 existem registos da sua comercialização. Foi na vizinha Espanha que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas de forma a ficar conservado.

Os portugueses aderiram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que suportassem as longas viagens pelo Atlântico. Depois de várias tentativas com o pescado da costa portuguesa acabaram por encontrar o peixe ideal no longínquo Pólo Norte. Foram também os portugueses os primeiros a ir à pesca do Bacalhau na Terra Nova (Canadá), descoberta em 1497.


Apelidado de “fiel amigo” este alimento é hoje confeccionado de mil e uma maneiras e é, indiscutivelmente, um dos produtos mais apreciados da culinária portuguesa.

É esta a nossa história de Nataql, porque ter estilo é estar bem informado!

0 Reality Comments: