MORRO COLORIDO






Depois e um dos primeiros feriados dos vários que Junho nos reserva, hoje voltamos com uma disposição mais estival do que nunca.

Com o Sol a dar os seus primeiros dias de esplendor, a cor torna-se exacerbada, os humores animam-se e os assuntos mudam.

Um desses assuntos que têm algo de alegre é este projecto do Morro Colorido. Liderado por dois artistas plásticos holandeses Dre Urhahn e Jeroen Koolhaas (filho do famoso arquitecto holandês Rem Koolhaas), este projecto de intervenção urbana tem mais do que a sua versão visível

O projecto destes dois artistas plásticos tem como principal virtude a educação cívica e artística de uma comunidade. Assim estes dois criativos juntaram-se à comunidade da favela (ou morro) carioca Vila Cruzeiro, e projectaram um trabalho de pintura de fachadas com o envolvimento dos próprios habitantes do bairro.

Não só os habitantes contribuíram para este projecto na sua fase conceptual, como também foram os próprios habitantes juntamente com os artistas que executaram as próprias das pinturas dos espaços e edifícios.

Além da virtude artística, que esta intervenção urbana e arquitectónica visivelmente tem, a educação cívica (de cuidado com o espaço urbano e com os elementos arquitectónicos e identitários do bairro) e a educação artística (pela sensibilização de miúdos e graúdos para a importância da pintura e arquitectura para a qualidade de vida do ser humano) associadas a este projecto, fazem deste Morro Colorido uma referência interessante e meritória da atenção de todos nós.

Fossem todos os projectos de arquitectura e urbanismo assim e teríamos um mundo (urbano neste caso) muito melhor!

0 Reality Comments: