ROCK IN RIO 2010 EM DIRECTO - DIA 5


03.50

Perto das quatro da manhã o Rock in Rio Lisboa 2010 terminou e também o nosso directo ... sob a batuta do português Jiggy.

De Lisboa e para o Rock in Rio Lisboa 2010, este DJ, especialista em Electronic Music, trouxe sons e ritmos mais leves e contagiantes. No encerramente deste dia pesado, foi refrescante ter este final.

Não foi por esta razão, nem pelo avançado da hora que os muitos que estavam na Electrónica Lunar arredaram pé antes do decibel final.

Pode-se dizer, que este final foi digno do palco mais criativo, com programação mais coerente e equilibrada e mais surpreendente de todos os do Rock in Rio Lisboa 2010, como sempre diga-se em abono da verdade.

Foi mais uma maratona em Directo do Parque da Bela Vista e da Cidade do Rock, mas anunciado pelo organização já estão mais duas edições, ambas também aqui no Parque da Bela Vista.

Boas notícias para a cidade de Lisboa e boas notícias para os muitos milhares de fãs deste que é cada vez mais um dos eventos culturais mais populares e mais significativos no panorama musical português e internacional.

O nosso Directo termina aqui, mas não queremos deixar de agradecer aos milhares de leitores que nos seguiram neste Rock in Rio Lisboa 2010 em Directo. Muito Obrigado a todos!

Amanhã ... cá estaremos com mais novidades de estilo para todos os estilos!


03.00

O DJ vindo dos EUA, Curtis Jone, mais conhecido por Green Velvet, tem a sua inspiração na música de Prince, Gary Numan e Nitzer Ebb. O seu estilo de house assenta no electrónico e no electroclash, rompendo com a tendência actual do house mais negro.

Na Electrónica proporcionou-nos uma explosão de sentimentos ao sabor da sua música que mesmo batida se torna melódica. Curtis já fez remixes para Madonna e Orgy. O seu talento indiscutível deu aso a uma das melhores actuações da Electrónica desta edição do Rock in Rio Lisboa. Mr DJ Green Velvet, cantou, remixou e encantou a multidão que se juntou para o ouvir, logo a seguir ao final dos Rammstein.

A noite avança para o seu fim com os “pratos” de Jiggy, um DJ português muito electrizante...


01.25

Mais do que um concerto os alemães Rammstein deram um espectáculo!

O palco revelou-se numa verdadeira máquina de som, luz e fogo, a música contagiou em catarse colectiva a assistência e os artistas deram um espectáculo digno da expectativa que criaram.

Com pirotecnia, efeitos especiais e muita encenação, este concerto provou o porquê da legião de fãs deste grupo.

Foi um encerramento do Palco Mundo em grande, perante as 30.000 pessoas que enchiam o auditório do Palco Mundo.

A noite estava fria, mas o inferno, chamado Rammstein, aqueceu o ambiente e preparou o final deste Rock in Rio Lisboa 2010, na Electrónica ... para onde vamos já de seguida ...

Até já!


00.45

Durante uma verdadeira explosão que os Rammstein estão a proporcionar aos milhares de fãs do heavy metal (que vamos trazer já a seguir), a noite continua na Electrónica neste momento com a performance de Paul Ritch.

A Cidade do Rock ainda não foi dormir e na Electrónica sono é o que não há depois do show de Paul Ritch. Este DJ é um produtor de techno bem minimal que não deixou espaço para descansar na pista de dança.

Ao parisiense segue-se Speedy J, um dos primeiros DJ’s oriundo do Benelux! Vamos sentir as vibrações dos países baixos!

Mas já a seguir, traremos o inferno do espectáculo (pois foi mais do que um concerto) dos Ramestein!


23.45

Jim Masters é o master da rave music nos clubes e discotecas e quase sempre um dos 10 primeiros nos dancecharts!

O seu último álbum foi considerado brilhante e de verdadeiro techno. Foi esta forma inteligente de compor música que Jim trouxe esta noite à Electrónica para fazer dançar mesmo os mais resistentes. O ambiente está ao rubro na última noite do melhor rock e os cerca de 30.000 visitantes já esperam ansiosos pelo verdadeiro espectáculo que nos espera com os Rammstein!

Mas para quem pense que a Electrónica ia ficar sem ninguém, esta foto prova o contrário ...

Vamos voltar ao Palco Mundo para fechar esta edição de Rock in Rio Lisboa 2010 no palco principal da Cidade do Rock e depois a noite é de Electrónica! Até já.


23.20

Os Megadeth mostraram porque são uma das bandas mais veteranas nestas andanças do Metal.

Um concerto com solo de guitarra prodigiosos, com instrumentais longos e trabalhados e uma sintonia com o público muito boa.

Em uma hora e quinze minutos de espectáculo (cronometrados por um cronómetro de palco, que ajudou a recuperar algum do atraso com que o Palco Mundo está), os Megadeth deram um espectáculo correcto, sincero e muito profissional. Tocaram os maiores êxitos da banda e alguns temas novos. O público respondeu com palmas sincronizadas, moches e muitos gritos.

Foi uma excelente antecipação (mais calma, apesar de tudo) da actuação da noite: os demoníacos Ramestein!

Enquanto não chegam os Ramstein, trazemos dentro de pouco tempo novidades da Electrónica com o inglês Jim Masters.


22.45

O som na Electrónica já começou a inundar a zona Norte do Rock in Rio.

Com algum atraso, o som da dupla de DJs Heartbreakerz, a tech house, techno e electro começaram a dar que dançar aos muitos metaleiros que estão na Cidade do Rock. Ainda os Motorhead estavam em Palco e já esta dupla de DJs feminina lançava para a pista de dança os primeiros ritmos.

Analodjica e Kokeshi, são os nomes destas duas DJs femininas que estiveram hoje, pela primeira vez, no Rock in Rio Lisboa. Com sons tipicamente femininos, esta dupla seduziu e deu outro tipo de ritmos aos que já esperavam a actuação destas duas beldades do DJing em Portugal!

Quando terminaram, já com uma Electrónica bem composta, deram o lugar ao britânico Jim Masters, que traremos aqui a este Directo mais à frente ... mas já a seguir chegam os grandes Megadeth.

É já a seguir ...


21.35

Com estilo, um baixo impressionante e muita música os Motorhead entraram em palco com toda a força.

Os veteranos da Heavy e Trash Music britânica tornaram o anfiteatro do Palco Mundo num dos mais pesados cenários da música deste Rock in Rio. Com a noite a chegar, as luzes, o ecrã e essencialmente o ambiente começa-se a compor para uma noite bem Heavy Metal aqui no Parque da Bela Vista.

Com um solo de Bateria e de Guitarra os Motorhead sairam de palco, mas ... a Electrónica já começou a bombar decibéis também ... por isso, masi novidades dentro de momentos ... aqui no Rock in Rio Lisboa 2010 em Directo do ... And This is Reality!


21.10

E foi com R.A.M.P. que fechámos o último dia de Rock in Rio no Palco Sunset... O nome da banda tem origem nas iniciais dos nomes dos membros fundadores: Ricardo, António, Miguel e Paulo. A sua sonoridade é um metal pesado, mas com mais semelhanças com o que se pratica na América do que na Europa.

Assinaram pela Polygram que editou o mini-LP Thoughts, em 1992. Depois foi lançada uma versão em CD com mais três temas. Em 1995 lançaram o álbum Intersection cuja capa é da autoria do desenhador Luís Louro. Evolution, Devolution, Revolution é lançado em 1998. O álbum duplo Ramp…Live é editado em 1999.

Em 2003 lançaram o seu primeiro disco autoproduzido denominado Nude. Em 2005 lançam um EP com algumas versões incluíndo Anjinho da Guarda, versão de um tema de António Variações que fazia parte da banda sonora de um programa da Sic Radical.

Lançam em 2009 o álbum Visions. Contam já com três participações no festival português Super Bock Super Rock, e espéctaculos com bandas de rock como Sepultura, Metallica, Iron Maiden ou Slayer.

Os RAMP trouxeram como convidados os Hail que apesar de terem recentemente perdido o seu guitarrista, Paul Gray (que também era dos Slipknot), não deixaram que as emoções atrapalhassem um grande espectáculo de heavy metal.

Os Motorhead já ligam os motores no Palco Principal e nós vamos para lá sentir as vibrações para depois seguirmos para a Electrónica onde as Heartbreakerz se preparam para fazer bater corações e não só!


20.15

Os Soulfly invadiram o Palco Mundo e todo o recinto de som metal. Fortíssimos e cheios de vontade de arrasar, estes brasileiros ex-Sepultura não pouparam um segundo da euforia dos fãs.

Nem a meia hora de atraso fez arredar pé à imensa mancha negra que está hoje na Cidade do Rock. Para além dos "gritos" que acompanharam a banda, não faltaram os famosos moches e rodopios que fazem vibrar a plateia e para quem está a cantar para eles!

Seguimos novamente para o Sunset onde o sol já ameaça por-se e os Ramp vão trazer o heavy e o trash metal, com um convidado especial, o ex-guitarrista do Megadeath, que também vão actuar hoje no Palco Principal do Rock in Rio Lisboa 2010.


19.55

Os More Than a Thousand, também conhecidos por MT1000 ou MTAT, são uma banda de Rock com traços de Emocore e Post-Hardcore. São oriundos de Setúbal, embora estejam actualmente sedeados em Londres. O núcleo da banda está junto desde o ano de 2001.

As suas explosivas actuações ao vivo, facilmente angariaram uma base da fãs bastante vasta no underground português. Mudaram-se para Londres em 2005 para estender a sua base de fãs e procurar novos horizontes.

Já participaram em grandes espectáculos musicais como a abertura para os 'Incubus', quando estes deram um concerto em Lisboa, no Pavilhão Atlântico. Em 2007 participaram no Festival Super Bock Super Rock, tendo já em anos anteriores participado em concertos com grandes bandas internacionais, entre eles os The Dillinger Escape Plan, Morbid Angel e Papa Roach, com os quais fizeram uma Tour britânica.

Hoje trouxeram um sol novo a um palco que, mesmo com uma audiência vestida de negro, brilhou uma vez mais para os seus ouvintes! E ainda nos surpreenderam com a participação do convidado especialíssimo Rui Veloso que não teve medo nenhum da guitarra e deu-lhe com toda a força!

Nós estamos a caminho do Palco Mundo para assistirmos à abertura do Palco Principal com os brasileiros Soulfly!


18.40

O primeiro concerto da tarde pertence aos Fingertips que no palco Sunset apresentaram a sua primeira gravação discográfica - Simple Words - com a nova vocalista Joana, que coloca na linha do horizonte o novo som melódico e intenso da Banda.

É uma música da dupla de compositores/produtores Rui Saraiva/Helder Matos e marca a chegada do letrista Virgílio Fino, um Londrino com raízes bem portuguesas. Joana tem uma voz doce e sensual com uma melodia ternurenta e faz diálogos permanentes com o piano.

Um solo de guitarra marcado por memórias de outras décadas corta ainda os refrões delicados, cinematográficos mas arrebatadores. É definitivamente para ouvir e voltar a ouvir vezes sem conta.

Não vamos sair do palco do por do sol, pois ainda antes de abrir o palco Mundo vamos poder assistir ao espectáculo dos More Than a Thousand. Fique connosco que já trazemos as novidades desta banda setubalense!


17.30

Depois de uma espera de mais de uma hora para entrar no recinto (as portas, contrariamente ao anunciado, só abriram às 17.10), a Cidade do Rock cobriu-se de negro.

Uma verdadeira multidão metaleira, vestida a rigor, com pessoas de todas as idades e gerações esperou horas para entrar neste Parque da Bela Vista. O Heavy Metal hoje vai reinar no maior festival de Música do Mundo.

A música pesada é a atracção do Palco Mundo de hoje, mas uma coisa é garantida: nestas bandas o espectáculo visual é alucinante e garantido!

Dentro de momentos voltaremos com uma das novidades do dia: o concerto dos Fingertips e a nova vocalista!


O 5º dia de Rock in Rio Lisboa 2010, depois de um dia dedicado à família com 88.000 pessoas a entrarem no recinto (quase lotação esgotada, pois a capacidade do recinto é 90.000 pessoas), vai ser dedicado a uma das tribos mais fiéis deste festival - os Heavy Metal.

Ramstein são os cabeças de cartaz, mas outros nomes sobressaem no cartaz. Primeiro temos a estreia da nova vocalista dos Fingertips (logo a abrir o Palco Sunset) e a finalizar temos DJ Jiggy a encerrar a Eletrónica. Amanhã abre com música portuguesa e fecha com DJ Português. Vai ser um dia de encerramente que se prevê negro, mas muito animado!

Como sempre, neste directo, destacamos uma actividade de uma das marcas presentes. Hoje escolhemos uma das mais populares e divertidas: o Peep Show da Control.

Sem revelarmos o que é ... desafiamos todos a espreitar!

Mais logo ... a partir das 16.00 ... espreitem também aqui o ... And This is Reality para saber tudo o que se passa neste dia de encerramento do maior festival de música do Mundo!

0 Reality Comments: