PARIS GLAM | 36 RECYCLAB - A RUA COMO GALERIA DE ARTE ...


Caros leitores, este mês trago-vos não uma novidade, pois este “actor” de arte urbana jà nos espanta aqui nas ruas de Paris jà la vão 10 anos, mas sim o reflexo puro e duro de uma Arte cada vez mais apreciada e valorizada no mundo inteiro. Uma Arte presente, em contacto directo com o seu público, sem barreiras, polémica e disrruptiva e que, ao mesmo tempo, caracteriza as cidades dos nossos dias.

Cà vamos nós entrar no mundo do Sticker Art (ou paper graffiti art) ...

Para melhor conhecer este conceito artístico, muitas vezes confundido com os desprezados e conhecidos Graphs ou Tags, entrei em contacto com um dos artistas mais emergentes desta categorie, um artista de origem parisiense, bastante reservado, mas extremamente expressivo nos seus projectos tão presentes nas ruas de Paris (e não sò, pois podem “saborear” as suas obras em Xangai, Tóquio, Nova Iorque, Barcelona, Atenas e muitas outras capitais mundiais).

Um Artista conhecido pelo nome de 36 Recyclab - aka Alexis Cladière - e pelas qualidades perfeccionistas das suas expressões.


Na lista das suas influências, matemática quântica, robótica, física, arquitectura e design, música e claro, as artes plásticas, que vêm dar as bases em conjunto com as suas matérias primas principais, como carcaças de computadores, material e componentes de variados objectos high-tech, tintas reactivas, colas e um monte de variados programas de computador; uma organização precisa de formas, estruturas e micro arquitecturas de um teor artístico muito forte.


Um universo complexo (tal como a sua personalidade ...), um futurismo caótico povoado de estruturas industriais e máquinas em mutação, que muitos associam de maneira um pouco incorrecta, aos cenários dos filmes manga.


Sendo improvável de visitar Paris sem descobrir estas criações tão perturbadoras como belas, tão invasoras como oferecidas, é igualmente possível de as observar num contexto muito mais habitual ... em galerias de arte, um estatuto, mais recentemente, oferecido a este tipo de artistas (36, WKinteract, Obey Giant, Space Invaders, Karl Toon ...).

No caso de 36 Recyclab, este artista urbano tem duas exposições previstas em Paris e New York e uma neste momento na Galeria Lasécu em Lille, onde tive o privilégio de estar recentemente.


Esperando que este report tenha despertado a vossa atenção para este novo estilo de arte urbana que, a saber, não polui, é fácil de retirar (pois trata-se apenas de papel e cola de água) e que acima de tudo é oferecida gratuitamente a todos nós que habitamos as urbes contemporâneas.

Para acabar, gostaria de agradecer à 36 Recyclab a sua disponibilidade e atenção nas explicações dadas relativamente à este tema e pela amizade resultante de uma partilha de conhecimentos nestes últimos meses.

À espera de uma visita à Portugal para nos deixar a sua marca de um Paris Glam muito contemporâneo ...

À Bientôt ... ! Para mais um report de Paris Glam aqui no vosso blog de lifestyle de eleição!

0 Reality Comments: