UMA NAVE CATALÃO DE CONVENÇÕES E CONGRESSOS






Os bem conhecidos, mas muito discretos arquitectos holandeses Mecanoo acabaram de ver inaugurada uma nova obra sua, com uma personalidade bem forte, simples e quase brutalista Pop - o Centre de Negocis i de Convencions de Lérida.

Como se de um OVNI se tratasse, este edifício pousado num imenso espaço urbano, centra todas as suas atenções em dos aspectos: o material (e respectivas cores e textura) de revestimento; e uma única imensa janela que existe a toda a volta do edifício e que lhe garante iluminação natural em todos os espaços que os arquitectos designaram.

A forma quase tectónica e bruta é acentuada pelo revestimento de pedra aplicado de forma universal em todo o edifício, no entanto no seu interior o contraste é notório.

A utilização da iconografia das árvores (quer pela estilização dos seus troncos e texturas dos mesmos em pilares ou decoração do auditório principal, quer pelas "folhas" de luz que estão espalhadas por todas as paredes de todos os espaços públicos, fazem deste complexo de exposições uma peça paradigmática.

Entre o brutalismo do exterior e o Pop estilizado, naïf e simples dos elementos vegetais formais do interior esta obra dos Mecanoo vem provar que é possível fazer um imenso centro de congressos e convenções delicado e com atenção aos detalhes.

0 Reality Comments: