UMA CASA SIMPLES ... NO MEIO DA NEVE!






A candura da paisagem nevada envolvente, fazem saltar o cinza das paredes desta casa projectada pelo arquitecto Andrea Tognon: a Residence O.

Simples, ultra minimal, quase monástica, esta casa unifamiliar situada em plenos Alpes italianos, cruza tradições construtivas como as paredes em aparelho de pedra (tão típicas das zonas de montanha do Sul da Europa) com superfícies lisas e de abordagem tecnológica mais contemporânea.

O grande vão que divide a fachada principal da casa ao meio, contrasta com a solidez do restante volume e introduz no elemento tradicional da pedra, um elemento formal e estilístico mais modernista.

No interior, a forma como as clarabóias espalham luz de forma equilibrada e suave pelos vários espaços da casa, a utilização dos travejamentos de madeira de forma tradicional e das paredes de pedra em contraste com a suavidade do branco dominante e das cores pastel (o rosa é um dos mais suaves e que confere maior elegância) e a simplicidade da separação espacial sem artifícios tecnológicos ou estilísticos fazem desta casa uma obra completa.

É um excelente exemplo de arquitectura doméstica a demonstrar que até as técnicas mais tradicionais, como a construção com pedra, podem ser utilizadas na estética contemporânea. Tudo depende da abordagem conceptual e da criatividade do seu criador!

0 Reality Comments: