PINTAR COM FITA ADESIVA


A paixão pelo cinema levou o ucraniano Mark Khaisman a deixar a arquitectura de lado e a dedicar-se a uma coisa completamente nova: a arte de pintar com fita adesiva, de forma a que a sobreposição de camadas crie quadros originais, inspirados em imagens famosas de cinema.

A técnica é bastante simples: através da justaposição de um número diferente de camadas de fita adesiva, chega-se a sombras de intensidade distinta que, através da iluminação posterior, criam a ilusão de imagens reconhecíveis pelo espectador.

Khaisman chega a usar cem metros de fita e passa em média uma semana para realizar cada trabalho. A inspiração para esta técnica surgiu-lhe da sua familiaridade com a pintura em vidro, que também tira proveito dos jogos de iluminação. Na fita adesiva encontrou a matéria-prima ideal para a projecção do seu trabalho.

Mark Khaisman reside actualmente em Filadélfia, Estados Unidos. Os seus quadros podem ser encomendados no seu website oficial. As reproduções de cenas cinematográficas previamente executadas custam $200 USD, os quadros personalizados podem chegar aos $10.000 USD.

0 Reality Comments: