ESPECIAL | ANO NOVO 2010 - O QUE SE COMEMORA


Neste novo ano de 2010, tal como anteriormente, várias causas são assinaladas e homenageadas.

Duas das mais importantes instituições mundiais, a ONU e a Comissão Europeia, já divulgaram a que causas dedicarão o ano de 2010. ´


Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.

A pobreza é normalmente associada aos países em vias de desenvolvimento nos quais a subnutrição, a fome e a falta de água limpa e potável são desafios quotidianos. Contudo, a Europa também é afectada pela pobreza e pela exclusão social, onde apesar de estes problemas poderem não ser tão gritantes, são ainda assim inaceitáveis. Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa todos somos necessários para vencer esta batalha. Assim, segundo a Comissão Europeia é tempo de renovarmos todos o nosso compromisso colectivo para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.


Um valor fundamental da União Europeia é a solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.

Em 20 de Dezembro de 2006, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade (resolução 61/203). A Assembleia Geral nomeou o secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica [Convention on Biological Diversity] como ponto central para o Ano de 2010 e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros actores económico, politicos e financeiros internacionais, visando chamar a atenção internacional para a perda contínua da biodiversidade que o Planeta sofre actualmente.


A Assembleia Geral da ONU encorajou ainda os estados membros e outros actores a aproveitarem o ano de 2010 para aumentar a conscientização da importância da biodiversidade por meio de ações promocionais a níveis local, regional e internacional.

Estas são as duas principais causas que se comemorarão neste novo ano de 2010. Homem e Natureza a serem o alvo da atenção de duas instituições prestigiadas, importantes e influentes no mundo contemporâneo.


2010 promete assim ser um ano positivo para a evolução da sociedade global e do planeta Terra.

0 Reality Comments: