ARQUITECTURA COM EDUCAÇÃO, SENTIDO E PROPÓSITO






É um dos mais curiosos desafios conceptuais arquitectónicos com que nos temos deparado nos últimos tempos: criar arquitectura com maneiras, transformando a paisagem alterando a sua história de forma a revelar a poesia e a alma do local.

Este foi o desafio a que os arquitectos franceses Emmanuel Combarel e Dominique Marrec deram resposta com a residência de estudantes e medicalizada de Epinay (nos arredores de Paris).

Num complexo de cinco edifícios, organizados paralelamente entre si, com pátios/espaços comuns entre eles, estão estudantes, investigadores e convidados da universidade e mulheres vitimas de abuso, em alojamento temporário.

Com esta mistura de públicos num único complexo, pretendeu-se, não só nos habitantes, como no território, impor o civismo na rua envolvente, criar uma barreira ao ritmo e poluição sonora dos carros da auto-estrada vizinha e modificar a percepção de degradação e de má relação entre comércio local e grandes armazéns industriais que têm surgido no bairro nos últimos tempos e assim transformado e o tornado mais frio e impessoal.

Uma obra de arquitectura com maneiras, sentido e propósito urbano é o resultado final.

0 Reality Comments: