HAUS ELISE - UMA CASA AUSTRÍACA CONTEMPORÂNEA






Uma pequena casa unifamiliar em pleno bairro residencial vienense, reflecte o paradigma moderno do que é habitar: a Haus Elise.

Da autoria dos arquitectos austríacos do Synn Architekten, esta moradia de dois quartos, uma sala com cozinha integrada, uma sala de brincar para o jovem filho, um escritório e uma garagem repensa todos os paradigmas das antigas casas que lhe são vizinhas e actualiza-os, reformula-os e transforma-os para o contexto contemporâneo.

Onde antigamente se privilegiava o contacto da Casa com a Rua e o espaço público, agora estes arquitectos reposicionaram a prioridade de relação inter-espacial com o jardim do interior do quarteirão, virando toda a casa para este espaço. Onde antigamente se construía em planos únicos, agora cada divisão é um piso, permitindo interligação entre todos os espaços e todas as utilizações. Onde antigamente existiam aberturas generosas para captar a luz, agora os Synn Architekten propõem grandes e rasgadas aberturas que prolongam os espaços interiores para o jardim exterior da traseira da moradia.

Estas transformações não só construíram uma excelente moradia unifamiliar, como também repensam o paradigma da Casa em arquitectura ... neste caso conseguindo fazer um novo esquema para a casa austríaca contemporânea.

0 Reality Comments: