CULTURALITIES | ESTÃO AÍ AS COMPRAS DE NATAL


Neste último fim-de-semana de Novembro, numa altura em que as zonas de compras das cidades já se encontram todas enfeitadas e iluminadas com esta temática festiva, as compras reinam no imaginário das pessoas.

Assim dedicamos este Culturalities às compras de Natal.

Como comprar com estilo e aspectos culturais à mistura? Como fazer boas e inteligentes compras? Trazemos aqui hoje três sugestões de respostas.


A primeira é sobre o Mundo Mix que vai inaugurar já na 6ª feira, 4 de Dezembro, em plena LX Factory em Lisboa.

O Mercado Mundo Mix é um evento multicultural que apresenta os Novos Talentos das mais diversas áreas – moda, música, arte e multimédia – permitindo aos seus participantes a exposição, divulgação e comercialização das suas obras. Trata-se de um mundo alternativo, um ponto de encontro por onde já passaram mais de 2 milhões de visitantes. Nasceu há 15 anos no Brasil, onde se tornou um marco da cena cultural brasileira e está em Portugal desde 2003, com várias edições realizadas em Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Lagos e Faro.


O Mercado Mundo Mix vai agora invadir a LX Factory, um pólo cultural, onde se concentram as indústrias criativas, com uma programação variada das 12 às 22 horas, durante 3 dias: o Mundo Mix Sound System com concertos de novas bandas e DJ sets, shows e performances várias; o Bar Grolsch Pop Lounge; o Mini Mix para os mais pequenos entre muitas outras surpresas, como a possibilidade de experimentar Segways todo-o-terreno.

A segunda sugestão é mais a Norte: A Vida Portuguesa Porto.


Inaugurada no passado dia 21 de Novembro a segunda loja de Catarina Portas concentra na capital do Norte de Portugal um conjunto de artigos tradicionais da cultura portuguesa. Lápis de Cor Viarco, Sardinhas em Tomate da Tricana (Conserveira de Lisboa), Rebuçados de Portalegre, Chocolates da portuense Arcádia, formas de bolos de folha de alumínio em formas de galos e estrelas, as Andorinhas de Bordalo Pinheiro ou os muito portuenses Sabonetes Ach Brito são apenas algumas das sugestões, com muita carga cultural, desta nova loja da tradição nacional.

Situada no primeiro andar do nº 20 da Rua Galeria de Paris, torna-se assim num dos mais recentes locais chiques e incontornáveis do roteiro das Compras de Natal 2009 com cariz cultural e com muito estilo.


Paralelamente à inauguração da loja da Vida "Portuense" (como já é chamada a nova Vida Portuguesa no Porto) foi também inaugurada a nova loja online da mesma Vida Portuguesa. Assim desta forma, onde quer que esteja em território nacional, pode ter acesso a estes mimos de consumo com muito cariz tradicional português.

A terceira sugestão vai para o Boa Boca Gourmet bastante mais a Sul.


Em plena cidade de Évora, este que já é um dos principais gourmets nacionais, por todos os prémios que tem ganho e por toda a política de qualidade e inovação que tem orientado a sua marca própria, não poderia deixar de ser um destaque aqui neste guia de compras com estilo.

Biscoitos e bolachas artesanais com receitas antigas, chocolates manuais feitos com carinho alentejano ou licores tradicionais em garrafas com o melhor design nacional podem ser algumas das hipóteses de compras a fazer. Numa altura em que a crise ainda se faz sentir, mas que não pode nem deve ser desculpa para a falta de estilo nos presentes a oferecer, as opções gourmet e tradicionais, que respeitam a história, a tradição e a cultura são sem dúvida uma excelente hipótese. O melhor no Boa Boca Gourmet é que quem atende sabe a história dos produtos, as tradições associadas e as melhores situações para os fruir. Não hesitar e perguntar é meio caminho para se aprender sempre alguma coisa.


Tal como seria de esperar, também têm loja online para quem está longe (e funciona bem, garante a nossa experiência).

Este roteiro cultural para as compras de Natal 2009 vem comprovar que também andar às compras pode ser encarado como um acto cultural ... e já que é inevitável ... assim seja!

0 Reality Comments: