ARQUITECTURA BRUTALISTA PORTUGUESA






Depois de quatro longos anos a nova obra dos jovens prometedores arquitectos portugueses do Atelier Mob está pronta: a Estrutura de Sombreamento e Cafetaria em Sacavém.

Esta obra, que é parte integrante de uma grande intervenção urbana na principal avenida de Sacavém, é composta por duas valências complementares: uma estrutura de Sombreamento de uma praça pedonal inter-edifícios e uma cafetaria.

Com uma forma extremamente vincada e de cariz um pouco brutalista, esta peça de arquitectura (sem dúvida alguma) moderna estabelece um grande contraste com a dureza e a estética pouco cuidada da envolvente construída. A intenção de estas três pequenas intervenções, resultantes da resolução de problemas objectivos e circunscritos, contribuírem para a simplificação da complexidade da envolvente e, sobretudo, para a diminuição do ruído do contexto está plenamente conseguida.

Entre o diálogo e a oposição, a presença desta primeira obra de arranjos urbanos do atelier de arquitectura liderado por Andreia Salavessa e Tiago Mota Saraiva, contribui para alterar o perfil arquitectónico e urbanístico da zona ... para melhor!

Aqui está um exemplo de jovem arquitectura portuguesa a contribuir para um renovado e melhorado ambiente das nossas urbes.

0 Reality Comments: