CULTURALITIES | ARTE DE PINTAR


Nesta semana de realidades culturais, ou melhor, de culturalidades, vamos trazer a pintura e algumas das exposições que estão a ocorrer durante o mês de Outubro. O nosso objectivo é trazer a maior variedade de temas e respectivas exposições e/ou espectáculos associados, para que os seus domingos e a semana que lhe sucede se enriqueça culturalmente na sua agenda.

Fique com as nossas sugestões para conhecer ou relembrar as obras de grandes mestres da arte de pintar, e não se esqueça de deixar também as suas sugestões que são sempre muito bem vindas.


A galeria Arthobler – Lisboa apresenta a exposição individual do pintor espanhol Darío Basso (Venezuela, 1966, A Nau do Argonauta, patente ao público de 24 de Setembro a 31 de Outubro, na Lx Factory, de 4ª a Domingo, das 12h00 às 20h00.

Esta série compõe-se por pinturas sobre tela com cores fortes e vivas, ricas em contraste e de movimentos livres e dinâmicos. A exposição apresenta o mais recente desenvolvimento artístico do pintor espanhol e manifesta uma criação renovada das suas formas e conteúdos.

Mantendo-se fiel à sua estética típica de superfícies densas e espessas, ricas em texturas, o artista aplica em movimentos bruscos tintas acrílicas e óleos misturados com diversos materiais e cria telas matéricas e profundas. Os efeitos ópticos das superfícies rugosas e ásperas, em certas partes quase marcadas por sulcos e cicatrizes, são reforçados pela mistura de tinta com areia de mármore.


Exposição de pintura de Helena Cabral, patente ao público de 12 de Setembro até 7 de Novembro, na Oficina das Coisas, no Porto, de Terça a Sexta das 14h30 às 19h00, e ao
Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

A cidade do Porto é sua inspiração. "Aos Meus Olhos..." retrata sítios, lugares, coisas, espaços e testemunhos do imaginário das raízes culturais desta artista plástica, que vive neste momento em Matosinhos.


A Câmara Municipal de Aljustrel inaugurou no dia 9 de Outubro, pelas 18h30, no Espaço Oficinas, a exposição Art’Alentejo.Com organização conjunta do Museu Jorge Vieira - Casa das Artes de Beja, esta mostra irá contar com a participação de 19 artistas alentejanos, entre os quais, os pintores aljustrelenses Carlos António e os irmãos Paulo e Pedro Pinheiro.

Esta mostra pretende divulgar o trabalho de artistas alentejanos e de outras latitudes, e de tornar as suas obras acessíveis através da itinerância de exposições. Assim, até ao dia 31 de Outubro, o público vai poder admirar esta mostra, representativa do que de melhor, artisticamente falando, se faz na região.


Exposição da autoria do artista plástico moçambicano Malangatana, patente ao público de 12 de setembro a 1 de Novembro, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.

Os trabalhos de diferentes épocas compostos por telas e desenhos apresentados neste “Encontro”, reflectem a expressão da essência de uma realidade interior e expressão plástica de um espírito universal do pintor.Hoje como no passado, Malangatana traz a pintura moçambicana para a modernidade, respeitando os valores da sua cultura tradicional e mantendo-se firmemente fiel às suas origens.

A pintura de Malangatana “é a poesia da humanidade, da alegria e do sofrimento”, vivências de rostos, de corpos, de sentimentos, alegrias, inquietações, esperanças, derrotas, vitórias.

Estas são as nossas sugestões culturais da arte de pintar, dos vários pontos do país e que poderá visitar ainda durante todo este mês. Para a semana, as culturalidades são "musicalidades"! Até lá.

0 Reality Comments: