CASA DE MAIORCA DE SIZA VIEIRA






Neste primeiro dia de Setembro, em que voltamos ao nosso já muito ansiado ritmo de quatro artigos por dia, não pudemos deixar de abrir com uma novidade com assinatura nacional: a Casa de Maiorca de Álvaro Siza Vieira (aqui com fotografias dos FG+SG, a quem agradecemos publicamente o envio).

O mais conhecido e famoso arquitecto português, depois de muitos projectos de grandes dimensões, volta a ser notícia, desta vez por uma casa particular. Mestre no trabalho dos volumes e da sua desconstrução minimal, Álvaro Siza Vieira concebeu esta casa repartida em três volumes distintos.

Todos interligados entre si, o diálogo de cheios e vazios das formas cria ritmos, sobras e espaços que surpreendem os olhares, serenam os ânimos e afirmam personalidade criativa.

O rigor, a brancura e a ortogonalidade continuam a ser (e ainda bem) a assinatura de um dos maiores nomes da cultura portuguesa. Álvaro Siza Vieira, independentemente da escala, não se permite um deslize criativo, garantindo qualidade arquitectónica em todas as obras que desenha.

É bom começar Setembro assim!

0 Reality Comments: