PALÁCIO DA DANCA DE S. PETERSBURGO





É uma das novas grandes obras de arquitectura contemporânea que vai pôr a Rússia nas rotas das peregrinações arquitectónicas mundiais. Estamos a referir-nos ao futuro Palácio da Dança de S. Petersburgo.

Este projecto do holandês Ben van Berkel e do seu UNStudio, foi o vencedor de um concurso internacional de arquitectura que juntou nomes tão sonantes como Jean Nouvel, Snøhetta ou os russos ZAO (o resultado foi revelado no passado dia 29 de Julho).

Esta futura nova estrutura, daquela que é considerada a capital da cultural da Rússia (graças ao seu vasto património arquitectónico e longa tradição artística) apresenta-se como uma obra que respeita a tradição e a envolvente arquitectónica quer em escala, quer em forma, quer em conceito.

O desenho dos UNStudio para o novo Palácio da Dança de S. Petersburgo vai ter dois auditórios (o grande com capacidade para 1000 espectadores e o pequeno com 300 lugares) e um conjunto de especificidades espaciais que o vão tornar uma estrutura única em toda a Rússia.

A amplitude do Foyer (que cruza toda a altura do edifício), a sua fachada em elementos cerâmicos com perfurações triangulares (que formarão uma malha semi-transparente, deixando o interior ser invadido, de forma irregular e dinâmica, pelo património arquitectónico envolvente) e o respeito dos 28 metros de altura máxima permitida pelo regulamento da cidade para o centro histórico, fazem deste projecto de arquitectura contemporânea um motivo adicional para uma viagem até à cidade dos grandes palácios dos czares.

Já só falta saber a data de inauguração!

0 Reality Comments: