Com génese numa das melhores e maiores colecções de fósseis que existem em Portugal, a colecção reunida durante décadas por Miguel e Fernanda Barbosa, no passado Sábado foi inaugurado o novo museu de Sintra: o Museu de História Natural de Sintra.
Depois do Espaço Ciência na antiga estação de recolha dos eléctricos, agora é o oitocentista edifício do antigo Mercado de Sintra a acolher um museu de cariz científico.
Devido à qualidade e raridade de muitas das peças, a colecção deste museu detém uma importância nacional e internacional, com destaque para alguns dinossauros e ninhos de ovos de dinossauros provenientes do Deserto do Gobi, na China, ou para os fragmentos do meteorito de Nantan (China), que caiu na Terra no século XVI.
Mas, a maior preciosidade do Museu é, sem dúvida, o único exemplar existente em todo o Mundo de uma espécie de réptil voador, o Braseodactylus sp. Além de único, este exemplar encontra-se totalmente inteiro, tendo já sido alvo de profundo estudo por parte do Departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe.
Para quem pensa que Sintra é apenas sinónimo de romantismo, aqui está este segundo museu cinetífico a provar o contrário.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário