TOYO ITO INAUGURA NOVO ESTÁDIO DOS JOGOS DO MUNDO






Um dos maiores vultos da arquitectura nipónica dos anos 90, que tem estado um pouco arredado das mediáticas novidades da arquitectura contemporânea está de volta com o Estádio dos Jogos do Mundo.

O muito sereno Starquitecto Toyo Ito volta em grande com este novo estádio da cidade de Taiwan.

Revelado no passado dia 16 de Julho, este estádio tem como grande tónica os 8 844 painéis solares, nos seus 14.155 m2 de cobertura. Este estádio produzirá cerca de 75% da energia eléctrica que necessitará, tornando-se assim no estádio mais sustentável até ao momento.

Para além desta novidade conceptual, a sua excelente integração arquitectónica, devido a uma morfologia que se situa entre o abstracionismo alegórico oriental e o antropomorfismo da natureza. Inspirado na forma de um rio, que percorre e se molda de acordo com o território que percorre, este estádio tem uma forma muito marcante e tão serena quanto o percorrer das àguas calmas.

Uma excelente obra para uma estrutura arquitectónica de tão grandes dimensões quanto é um estádio de 40.000 lugares, que ambiciona ser a casa dos Jogos do Mundo 2009.

0 Reality Comments: